Saúde Ocupacional SP
A Saúde Ocupacional SP é área fundamental para cuidar do bem-estar de trabalhadores de todos os setores. Conheça mais detalhes e o que deve pesar no momento de contratar essa prestação de serviço.
Os espaços de trabalho estão envoltos a muitas situações de risco, sobretudo, aqueles com circulação de máquinas, produtos químicos, exposição a ruído e outros.
É o planejamento da Medicina do Trabalho ou Saúde Ocupacional que evita maiores problemas nessas atividades. É o olhar do profissional que avaliará e definirá os meios para tornar as atribuições dos funcionários menos arriscadas
A importância da Saúde Ocupacional SP
Por definição entende-se que essa é área da medicina qualificada para lidar com a saúde de homens e mulheres dentro do ambiente de trabalho. Como foco na prevenção de acidentes e na ocorrência de doenças ocupacionais.
Em outras palavras, uma gestão especializada em Saúde Ocupacional se estrutura da seguinte maneira:
- Cumprimento as normas regulamentadoras – essa área se baseia na legislação trabalhista (atualizada), ou seja, cria suas ações pautas em regras descritas na NR 1, NR 7, NR 9 entre outras.
- Promoção do bem-estar – se preocupa com as condições físicas, mentais e sociais de todos os trabalhadores (da empresa), com intuito de impedir que estes adquiram doenças ocupacionais.
- Pensar no melhor ambiente de trabalho – aponta em seus relatórios e análises a necessidade de ofertar espaços de trabalho que se adequem as condições fisiológicas e psicológicas dos funcionários (postura base das leis trabalhistas).
- Assistência médica ocupacional preventiva – essa gestão se completa com a elaboração de ferramentas como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), por exemplo.
Contudo, esse é uma atividade que precisa de profissionais habilitados, ou seja, que tenha certificação curricular cobrada pelos órgãos fiscalizadores.
A multidisciplinaridade é aspecto para se considerar ao contratar uma consultoria em Saúde Ocupacional.
Contar com a experiência e versatilidade de uma equipe na implantação desses quesitos, é de grande valia, principalmente, para não enfrentar penalidades durante fiscalizações de auditores.
Como funciona a Medicina do Trabalho?
Conforme orientações de entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos artigos dispostos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a medicina do trabalho tem suas etapas organizadas da seguinte maneira:
1 – Diagnóstico e elaboração de indicadores
Para funcionar bem uma gestão de Saúde Ocupacional SP precisa, primeiramente, de uma coleta de dados se conhecer os possíveis riscos dentro da empresa.
Nesses momentos é fundamental processos como o da Apreciação de Riscos.
Depois são produzidos indicadores que acompanharão se as futuras medidas preventivas serão aplicadas e eficazes.
2 – Sistemas de relatórios médicos
Dentro de um PCMSO os registros médicos, que vão desde os exames admissional e o demissional, são fundamentais para análises dos gestores da Saúde e Segurança do Trabalho.
A partir dessas avaliações clínicas, se pensa quais adaptações precisam ser feitas para processos de melhorias contínuas nos ambientes da empresa, dentre outras ações.
3 – Implantação de medidas de prevenção
Com tais informações, é possível desenvolver e firmar regras que favorecem ao impedimento de acidentes no trabalho e das doenças ocupacionais.
São aplicadas mudanças como a ginástica laboral regular, análise nutricional, avaliação ergonômica, treinamentos, etc., tudo planejado e orientado pelos gestores e especialistas da área de Segurança.
4 – Avaliações
Todo trabalho em Saúde Ocupacional é avaliado. Postura essencial para colher novos dados, e verificar se tudo tem funcionado como se espera.
Nessa fase, é muito comum as bonificações para instigar nos trabalhadores o compromisso com as ações preventivas contra os acidentes, por exemplo.
Motivos para contratar serviço de Saúde Ocupacional SP
O serviço de medicina do trabalho além de ser obrigatório, sobretudo, em empresas que expõem os trabalhadores a perigos e riscos, existem outros motivos atrativos para sua implantação, são eles:
- Ambiente saudável – equipe que trabalha em segurança se relaciona melhor, colaborando para uma atmosfera de maior bem-estar.
- Menos afastamentos – esse investimento na qualidade do ambiente de trabalho resulta em menos doenças ocupacionais e acidentes, ou seja, os atestados médicos diminuem.
- Redução de custos – com o número de afastamentos reduzidos, e com o trabalho sendo feito da maneira certa, também danos nas máquinas e outros problemas operacionais reduzem. Portanto, nada de gastos fora do planejamento.
- Mais produtividade – todas essas vantagens caminham para desempenhos melhores de todos os profissionais.
- Sem processos trabalhistas – o passivo trabalhista é um dos grandes entraves para desenvolvimento de empresa, mas a partir de uma boa gestão em Saúde Ocupacional, isto é combatido.
- Agrega valor – uma empresa que foca na qualidade de vida do seu time, é reconhecida por todos, e parte na frente em muitos processos comerciais, por exemplo.
Este último ponto é, sem dúvida, o que muitos empreendedores buscam. Participar de licitações com estatais, por exemplo, ou para fechar com multinacionais, uma imagem de responsabilidade socioambiental é necessária.
Como contratar a Saúde Ocupacional SP?
Bem, como vimos, a medicina do trabalho é composta por etapas complexas, e com muitos nuances em sua organização, principalmente quando se fala em leis trabalhistas.
Assim, é fundamental buscar uma empresa que tenha capacidade e agilidade de montar programas que atendam os interesses do contratante, sem comprometer o bem-estar de seus contratados.
Outro ponto, é que uma gestora de Saúde Ocupacional SP, deve dispor de profissionais capacitados e oferecer serviços como:
- Emissão de LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho);
- Emissão de Laudos de Periculosidade e Insalubridade;
- Emissão de Laudo de Instalação Elétrica e SPDA (Para-raios);
- Elaboração do PCMSO e do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
- Consultoria e análises para Perícias Trabalhistas;
- Orientações para implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- Treinamento e gestão para o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), dentre outros.
É necessário ter experiência e estrutura para oferecer essa gama de soluções, como também reconhecimento do mercado.
A Dauar Medtra tem esta competência. São mais de 70 anos em atividade, sempre nos inovando para atender melhor nossos clientes e parceiros. Entre em contato para contratar nossas soluções Saúde Ocupacional SP.