Empresa de Segurança do Trabalho SP

empresa de seguranca do trabalho sp

Contratar uma Empresa de Segurança do Trabalho SP proporciona ao seu negócio o controle de situações que podem causar acidentes e doenças do trabalho. E evita surpresas durante as fiscalizações. Saiba mais!

Essa ação deve ser aplicada a todo tipo de empresa, e as que atuam na construção civil e a indústria, sobretudo, devem se cercar de medidas preventivas que zelam pela integridade de seus colaboradores.

Boa parte desses procedimentos estão descritos em Normas Regulamentadoras (NRs) e/ou Normas Técnicas. Elaboradas pelo Ministério do Trabalho (Mte) e ABNT, respectivamente.

Uma empresa de assessoria em Segurança do Trabalho tem o conhecimento minucioso dessas diretrizes, e com sua aplicação possibilita a emissão de laudos técnicos e capacitação de profissionais de diferentes setores.

Importância da Empresa de Segurança do Trabalho SP

Os números da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em relação a morte de trabalhadores diariamente são alarmantes: aproximados 5 mil óbitos.

As causas de tantas mortes é a falta de ações preventivas, a fraca oferta de serviços médicos e carência de incentivos para que a mão-de-obra se cuide melhor.

A Segurança do Trabalho tem papel fundamental para combater esse problema. É atividade que foca no desenvolvimento de medidas preventivas para reduzir os acidentes e doenças ocupacionais.

A atuação de profissionais especialistas na área também serve para organizar os ambientes de trabalho. Visto que elaboraram regras essenciais para harmonizar a relação entre os funcionários, clientes e parceiros.

Uma Empresa de Segurança do Trabalho terá toda expertise para construir este tipo de atmosfera aliada ao cumprimento das regras trabalhistas aplicáveis.

Como funciona uma Empresa de Segurança do Trabalho SP?

O papel de uma empresa de Segurança do Trabalho é de orientação às empresas, mapeando situações que podem acarretar acidentes e doenças do trabalho. Aplicando conceitos técnicos e legais, organizados em documentos que direcionarão as ações de controle destas.

Orientamos a implementação das Normas Regulamentadoras além de oferecer suporte técnico e administrativo para toda equipe entender as obrigatoriedades exigidas.

E como isso é feito:

1 – Diagnóstico

Aqui se faz uma apreciação dos riscos e doenças ocupacionais que estão ligadas as atividades (em todos os departamentos).

Um relatório é desenvolvido, e a partir dele serão elaboradas e sugeridas as medidas preventivas. Sempre se baseando nas normas (regulamentadoras e técnicas).

2 – Ações que devem ser tomadas

Posteriormente ao diagnóstico são definidas as ações necessárias para prevenir os acidentes e outros riscos.

Vale mencionar que essas possíveis mudanças não devem aumentar os custos da empresa. Pelo contrário, se adequarão ao orçamento disponível.

3 – Emissão de documentos técnicos

Para formalizar essas medidas preventivas, muitas vezes é necessário a elaboração de documentos e programas, que serão apresentados em fiscalizações e/ou auditorias.

4 – Capacitação

Com intuito de agilizar a implantação, uma consultoria de Segurança do Trabalho pode realizar treinamentos de seus funcionários, por meio de integrações, palestras ou mesmo aulas para que seus funcionários recebam capacitações dos mais diversos temas.

Principais Serviços

Uma Empresa de Segurança do Trabalho SP atende todo tipo de segmento ou ramo de atividade:

  • Alimentícia
  • Comércio
  • Escritórios / Contabilidades
  • Indústrias em geral
  • Construção Civil
  • Operadoras logísticas
  • Prestadores de serviço, entre outras.

Em relação aos serviços oferecidos destacam-se:

  • Gestão em Segurança do Trabalho;
  • Gestão em Saúde Ocupacional;
  • Elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • Elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
  • Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico de Condições de Trabalho);
  • Elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Suporte para Auditorias Internas para processos de certificação ou recertificação;
  • Perícias trabalhistas;
  • Análise ergonômica;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Laudo de instalações elétricas SPDA (Pára-Raios);
  • Laudos de insalubridade e periculosidade;
  • Inspeções de Vasos sob Pressão – Compressores
  • Treinamentos voltados para utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Treinamentos para implantação de NRs;
  • Treinamento e implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

Uma Empresa de Segurança do Trabalho também é habilitada para realizar exames complementares, parte integrante dos exames de saúde ocupacional.

Vantagens da Empresa de Segurança do Trabalho

Contratar esse tipo de serviço pode trazer muitos benefícios, como proteção técnica e jurídica à sua empresa, formação de base documental de defesa em passivos trabalhistas, atendimento às fiscalizações do trabalho, entre outras.

Mas, ainda podemos destacar outros benefícios, tais como:

Investimento na imagem do negócio

Investir numa Empresa de Segurança do Trabalho é mostrar ao público que sua marca está preocupada com o bem-estar dos colaboradores, e da comunidade ao entorno.

Tranquilamente poderá participar de licitações e prestar serviço a outras empresas que exigem esse tipo de organização estrutural.

Melhora a produtividade

O investimento em boas condições dos ambientes de trabalho proporciona bem-estar e qualidade aos funcionários que são refletidas na melhora da produtividade.

Por exemplo, uma boa gestão na Segurança do Trabalho, que se preocupa com a sinalização de áreas de risco até a disposição dos manuais de instrução sobre operação de máquinas tem por objetivo não  comprometer a produtividade.

Minimiza os custos com Acidente de Trabalho

Essa postura preventiva é fundamental para evitar os acidentes durante o trabalho. O esclarecimento sobre o uso do EPI é essencial para se alcançar esse objetivo, por exemplo.

Reduz o afastamento de funcionários

Essa gestão assertiva está sempre atenta as doenças ocupacionais, e como evita-las. Desse modo, a quantidade de atestados que geram afastamentos diminui contribuindo para que as empresas contem com profissionais saudáveis.

Aumenta o comprometimento

As medidas de segurança mostram ao time o zelo da empresa, o que por sua vez, estimula o empenho de todos para os acidentes não ocorrerem.

A CIPA, por exemplo, é uma das maneiras de se medir esse engajamento.

Como contratar?

Para contratar uma Empresa de Segurança do Trabalho SP é preciso ter atenção aos seguintes aspectos:

  1. Experiência no segmento
  2. Se conta com uma equipe multidisciplinar (qualidade indispensável)
  3. A quantidade de serviços disponíveis
  4. Relação com outros clientes
  5. Praticidade na contratação
  6. Agilidade no atendimento

Avaliando esses quesitos chegará a melhor Empresa de Segurança do Trabalho SP . A Dauar Medtra tem esse perfil, são mais de 70 anos no mercado. Entre em contato para obter mais informações.