Consultoria em Segurança do Trabalho SP

A expertise de uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP vai auxiliar na implantação de programas de prevenção, e na redução de custos de sua empresa. Entenda como!

Para conseguir um certificado de qualidade, por exemplo, é necessário adequar muitos procedimentos, sobretudo, aqueles ligados a proteção dos funcionários.

Mas, todas essas medidas devem atender o que diz a legislação trabalhista e as regras das certificadoras. São nuances que sem a orientação certa, o negócio pode ser muito prejudicado.

E em situações dessa natureza contar com uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP é o ideal.

Conheça mais detalhes sobre esse formato de serviço e seus benefícios.

Áreas da Segurança do Trabalho

A principal contribuição do setor de Segurança é sua capacidade de se antecipar aos riscos. Assim é possível reduzir a possibilidade de ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

Para alcançar tais objetivos, uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP monta seus programas pautados na Prevenção de Acidentes e Doenças, que por sua vez foca nos seguintes pontos:

  • Evitar perdas pessoais;
  • Combater gastos financeiros excessivos, provocados por acidentes previsíveis;
  • Não permitir que a produtividade seja afetada;
  • Evitar que a empresa contratante enfrente problemas legais;
  • Difundir entre os funcionários a proposta de Responsabilidade Social.

Também volta parte de sua atuação para preservar a imagem da empresa, pois os acidentes constantes e graves, por exemplo, são vistos negativamente pelo mercado.

A atuação de uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP

Para implantar as razões descritas acima, a consultoria tem formato próprio para exercer suas atividades, e se divide assim:

1 – Criação de sistemas e métricas

De acordo com o segmento da contratante e as atribuições desempenhadas por seus funcionários, é montado um esquema com regras necessárias para garantir a segurança de todos.

Tudo isso é baseado nas NRs (Normas Regulamentadoras) e NBRs (Normas Técnicas da ABNT).

2 – Elaboração de relatórios de ações

Todas as medidas preventivas serão documentadas, inclusive por meio de laudos técnicos e outras documentações.

Relatórios de providências serão os guias usados para formalizar essas etapas.

3 – Implantação de procedimentos de segurança

Passada a etapa documental, a Consultoria em Segurança do Trabalho SP desenvolve todos os procedimentos e regras estipuladas anteriormente.

Muitas vezes se orienta adequações nos ambientes produtivos, e até na forma de trabalhar de alguns profissionais, sempre com intuito de prevenção.

É aqui que a prestadora de serviço mostrará toda sua expertise, pois é comum encontrar muita resistência com a mão-de-obra.

4 – Preparando os recursos humanos

Fase necessária para que os processos criados sejam aplicados e aperfeiçoados. Aqui estão os treinamentos e cursos, por exemplo.

As recompensas também são utilizadas como metodologia para manter o time focado nas políticas que combatem os acidentes e as doenças ocupacionais.

Vale mencionar que a bonificação não se limita ao corpo de gestores, se estende para os demais níveis hierárquicos.

Serviços oferecidos por uma Consultoria

Uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP tem lista com serviços que visam atender as obrigatoriedades definidas por diferentes entidades de fiscalização. Entre os principais estão:

  • Desenvolvimento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  • Desenvolvimento do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
  • Emissão de LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho);
  • Elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Gestão do uso e controle de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
  • Emissão de Laudos de Insalubridade e Periculosidade;
  • Todas as etapas de criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Análises para Perícias Trabalhistas;
  • Análise Ergonômica;
  • Vistorias e inspeções;
  • Emissão de Laudo de Instalações Elétricas e SPDA (Para-raios).

É importante mencionar que boa parte desses laudos e a realização de vistorias, só podem ser realizados por profissionais habilitados.

Portanto, a consultoria precisará comprovar que seus engenheiros, técnicos, etc., estão devidamente capacitados para tal.

Benefícios da Consultoria em Segurança do Trabalho

Contar com a experiência de uma empresa especialista em Segurança do Trabalho, é um dos atrativos. Porém, ainda existem benefícios significativos para investir na contratação deste tipo de serviço, tais como:

Redução dos acidentes com ou sem afastamento

Uma situação frequente em segmentos como a construção civil e indústrias, os acidentes de trabalho, são responsáveis pela maioria dos afastamentos dos trabalhadores. O que causa um prejuízo financeiro considerável.

Isso é minimizado com a atuação da Consultoria em Segurança, pois identificará todos os perigos e riscos das atividades, e orientará medidas preventivas.

Preparação para Sistemas de Gestão

A Consultoria em Segurança do Trabalho SP também prepara a empresa contratante para receber certificações como OHSAS 18001, ISO 9001, BS-8800, etc. Podendo atuar em auditorias internas.

Afasta os riscos de problemas trabalhistas

Sua empresa estará sempre atualizada das mudanças nas regras trabalhistas, e alinhada com as normas regulamentadoras. O que evita problemas judiciais.

Além de realizar vistorias prévias nos ambientes de trabalho, para identificar possíveis irregularidades que podem ser cobradas durante fiscalizações do Mte, por exemplo.

Bem-estar dos colaboradores

São elaborados programas e ações que promovem o bem-estar de todos os funcionários. O objetivo é sempre estimular o trabalho seguro e sem sobrecarga, a partir de iniciativas que não comprometam a produtividade.

Marca valorizada

Esse tipo de investimento é muito bem visto pela sociedade, e será um diferencial em disputas comerciais. A empresa ressalta sua responsabilidade socioambiental, entre outras virtudes.

Para trabalhar com multinacionais, por exemplo, precisará comprovar que investe recursos na segurança de seus trabalhadores.

Como contratar?

Primeiramente, o principal aspecto que deve considerar ao contratar uma Consultoria em Segurança do Trabalho é experiência.

É preciso verificar o tempo de atuação, e se realmente conta com profissionais experimentados. Lembre-se que este é um investimento na vida de outras pessoas, e não pode apostar em qualquer empresa.

Em seguida, analise o que outros clientes falam do trabalho da consultoria, e se estão satisfeitos. Esse é um ponto muito importante para sua escolha.

Por fim, observe a estrutura de atendimento; veja quais equipamentos são utilizados, se disponibilizam ferramentas de gestão on-line, etc.

Esses são critérios que auxiliam na escolha de uma Consultoria em Segurança do Trabalho SP, e todos correspondem ao perfil da Dauar Medtra. Para saber mais sobre nosso trabalho, é só entrar em contato.