Gestão de Segurança do Trabalho
Implantar uma Gestão de Segurança do Trabalho assertiva é indicada para empresas que precisam manter longe os riscos de acidentes. Outro ponto favorável é atender os requisitos legais e proporcionar bem-estar aos funcionários.
Como eliminar condições de inseguranças num canteiro de obras, ou chão de fábrica? É questão que muitos empreendedores lidam diariamente, sem dúvida.
Decerto esse é um trabalho que envolve planejamento, e colaboração de todas as pessoas que participam de tais rotinas.
Mas não é fácil alinhar a aplicação de uma Norma Regulamentadora (NR) às atividades mencionadas. É preciso profissionais qualificados para realizar este trabalho.
É nesse aspecto que uma empresa de Gestão de Segurança do Trabalho será útil. Especialistas em ações destinadas à prevenção de acidentes e combater doenças ocupacionais, esta consultoria ajudará seu negócio a se manter na direção ideal.
O que é Gestão de Segurança do Trabalho?
Trata-se da maneira correta de elaborar e organizar medidas preventivas, voltadas as ações de Segurança e Medicina do Trabalho, estabelecidas para diferentes segmentos.
Esse tipo de gerenciamento se baseia em leis e normas criadas pelo Estado, sobretudo, as diretrizes do Ministério do Trabalho (ou Secretária Especial). Como também ao que se estabelece no CLT e na Constituição Brasileira.
Em relação as NRs, por exemplo, o empregador pode ser cobrado por obrigatoriedades expressas nas:
- NR 1 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais
- NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
- NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)
- NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
- NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outras.
A partir daí, é possível descrever os principais objetivos da Gestão de Segurança do Trabalho, que são:
- Impedir danos pessoais, sofrimento físico e mal-estar psíquico (que possam atingir aos colaboradores durante suas atividades);
- Evitar que ocorram perdas financeiras, ocasionadas por acidentes que afastem os trabalhadores de suas funções;
- Eximir o empregador de possíveis penas legais, que surgem por não serem aplicadas as normas regulamentadoras, por exemplo;
- Desenvolver programas de responsabilidade social, o que proporciona qualidade de trabalho;
- Elaborar métricas que promovam melhor produtividade.
Para isso é necessário ter uma equipe multidisciplinar, principalmente, profissionais especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho.
Como funciona este tipo de gerenciamento?
A Gestão de Segurança no Trabalho organiza sua atividade em 4 etapas básicas, vejamos cada uma delas abaixo:
1 – Elaboração de Sistema para análises
É necessário montar um perfil do empregador; colher informações que vão desde as instalações físicas até as atribuições de cada funcionário.
Esses dados servirão para criar indicadores e métricas, que definirão um sistema para analisar todos os riscos oferecidos dentro da empresa.
2 – Relatórios e ações
Nessa fase são descritas quais medidas devem ser aplicadas para prevenção dos acidentes. Mapas de risco, laudos e outros documentos técnicos são criados para os gestores acompanharem.
3 – Implantação de procedimentos
A Gestão de Segurança do Trabalho cria todos os procedimentos de segurança necessários, conforme apontar a etapa de apreciação de riscos, por exemplo.
É apresentado aos colaboradores as regras essenciais para aplicação de determinada NR, como também de outras obrigatoriedades legais.
Nesse momento estão o uso de programas como o PCMSO e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), por exemplo.
4 – Avaliação
Avaliar as medidas preventivas implantadas é um processo continuo, ou seja, é sempre necessário dentro do gerenciamento de Segurança do Trabalho.
Os indicadores serão revistos, e readequados quando necessário, tudo para manter o empregador de acordo com as exigências legais.
Principais serviços da Segurança do Trabalho
Uma completa Gestão de Segurança do Trabalho oferece serviços como:
- Estruturação de PCMSO e PPRA;
- Emissão de LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho);
- Emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros);
- Elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
- Elaboração de Laudos (Insalubridade e Periculosidade);
- Gestão e capacitação para controle da utilização de EPI;
- Treinamento e implantação da CIPA;
- Análise e acompanhamento técnico de Perícias Trabalhistas;
- Avaliação da ergonomia dentro dos espaços de trabalho;
- Confecção de projetos técnicos, sobretudo o Laudo de Instalações Elétricas e SPDA (Para-raios);
- Inspeções de Vasos sob Pressão;
- Exames complementares (Admissional, Demissional, etc.).
Como dito anteriormente, o ideal é que a consultoria contratada tenha um quadro multidisciplinar de profissionais, pois tornará todos os processos seguros e ágeis.
Vantagens da Gestão Segurança do Trabalho
Certamente, contratar esse serviço mantém a rotina do empregador livre de acidentes de trabalho, seja os de afastamento temporário ou aqueles de caráter permanente.
Contudo, a Gestão de Segurança do Trabalho ainda proporciona outros benefícios, tais como:
Restringir custos
As indenizações por acidentes de trabalho são comuns, e causam desfalque considerável no orçamento de qualquer empresa.
Investir numa consultoria de Segurança do Trabalho ajudará nesse aspecto, além de manter longe riscos e perigos.
Atender os quesitos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Programas de QVT são cada vez mais necessários às organizações, e elaborá-los da maneira certa é uma das vantagens na contratação desse tipo de serviço.
Investimento na Produtividade
Menos acidentes e incidentes, consequentemente menos danos aos maquinários e equipamentos, ou seja, a produção atinge os níveis esperados por qualquer empreendedor.
Menor evasão de profissionais
Ambientes de trabalho com possibilidade de exposição à riscos afastam os profissionais. Para retê-los, é fundamental investir na sua gestão de segurança e saúde.
Representatividade no mercado
Empresas de grande porte preferem fornecedores que consigam se alinhar as suas políticas de prevenção. De maneira alguma fazem parcerias com marcas que desconsideram o quesito proteção.
A Gestão de Segurança do Trabalho favorece esse tipo de relação, e ainda contribui para a imagem do empregador, dentro de seu segmento de atuação.
Como contratar?
Primeiramente, os critérios confiança e seriedade devem ser considerados no momento de efetuar uma Gestão de Segurança do Trabalho.
Então, é preciso verificar o que diz o mercado sobre tal prestadora de serviço, por exemplo.
Em seguida, o fator experiência é condicional. Prefira uma parceira com tempo de atuação. Desse modo, saberá que é uma empresa sólida, com capacidade de atender suas necessidades.
A Dauar Medtra é empresa de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional em atividade desde 1945. Oferecemos compromisso e competência em nossas soluções. Entre em contato para maiores informações.