Medicina do Trabalho SP
As boas práticas da Medicina do Trabalho SP favorecem a criação de ambientes laborais saudáveis e mais produtivos. É possível contratar este tipo de serviço, porém, é fundamental conhecer suas peculiaridades.
Nenhum empresário deseja enfrentar longas disputas judiciais, sobretudo, quando o tema é a falta de aplicação das normas trabalhistas.
São processos onerosos, e muitas vezes a justiça pesa para o trabalhador.
Então, é essencial investir em ações de Segurança e Saúde Ocupacional para evitar esse constrangimento, como também objetivando melhor organização para o negócio.
Uma assertiva gestão em Medicina do Trabalho SP é uma forma eficaz de conquistar essas metas.
O que é Medicina do Trabalho?
É uma especialidade das ciências médicas focada em prevenir doenças ocupacionais, e promover ações que melhoram a saúde do trabalhador, sempre guiada pelas instruções determinadas pela lei trabalhista.
Sua necessidade surge junto com as mudanças nas relações de trabalho trazidas pela Revolução Industrial.
A sobrecarga de algumas funções e os muitos acidentes nos espaços fabris daquela época, mostraram a necessidade de buscar meios de prevenção.
De lá para cá muitas mudanças ocorreram, e a Medicina do Trabalho se tornou mais do que necessária em muitos ambientes.
Aqui no Brasil esse campo médico se regula pela NR 04 (Norma Reguladora nº 04), que expressa todas as regras para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Contudo, existem outras normas que se integram na dinâmica desta especialidade, são elas:
- NR 7 – indica todos os critérios para elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional);
- NR 9 – fala sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- NR 15 – descreve as Atividades e Operações Insalubres;
- NR-16 – descreve as Atividades e Operações Perigosas;
- NR 17 – orienta as diretrizes sobre Ergonomia.
Entretanto, a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), instância governamental criada para elaboração das normas regulamentadoras, lista 37 NR voltadas Saúde e Segurança do Trabalho.
Portanto, é fundamental profissionais que conheçam todas estas regras, e apliquem com precisão para evitar problemas durante fiscalizações, por exemplo.
Como funciona a Medicina de Trabalho SP?
A ideia é sempre avaliar como está a saúde do empregado, e para tal os principais instrumentos são os exames médicos.
Estes seguirão todas as determinações traçadas no PCMSO, que descreve quais serão as verificações médicas para cada cargo.
Desse modo, o funcionário ainda na etapa de recrutamento realizará o Exame Admissional, que é responsável por mostrar como está sua condição física e mental no ato da contratação.
E quando o trabalhador já é registrado na empresa, os exames periódicos ou ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) serão fundamentais para indicar se está apto ou não para exercer sua atividade.
Decerto, também se exige avaliação médica para todas às vezes que o profissional for afastado de sua ocupação por motivo de doença. É chamado exame de retorno ao trabalho.
Por fim, a Medicina do Trabalho SP usa o Exame Demissional para confirmar que o trabalhador deixa a empresa gozando de boa saúde.
Em contrapartida, se os exames demissionais mostrarem que o empregado adquiriu alguma doença ocupacional, sua dispensa não está autorizada por lei.
É necessário que se trate o problema, e somente depois de novas observações, a empresa estará liberada para seguir com os trâmites de dispensa.
Dentre as responsabilidades da Medicina do Trabalho também estão:
- Orientar meios que auxiliem na redução ou eliminação dos riscos;
- Contribuir em processos de mudanças da estrutura física da empresa, sobretudo, nos critérios de ergonomia;
- Indicar tecnicamente tudo que for pertinente na aplicação da NR, destinada ao tipo de negócio;
- Manter relacionamento com os integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), como também ajudar nos treinamentos e outras ações;
- Participar de programas de conscientização;
- Esclarecer ao empregador todos os critérios legais e as penalidades da ausência de políticas que previnam as doenças ocupacionais;
- Fazer registos dos acidentes de trabalho e outros problemas que comprometam a integridade dos trabalhadores.
Benefícios da Medicina do Trabalho SP
O cumprimento da legislação trabalhista é o objetivo principal das ações desse setor, porém, existem outras vantagens que não podem ser esquecidas, são elas:
1 – Redução das despesas
Ter uma gestão exclusiva para Medicina do Trabalho é investimento na parte estratégica da empresa, pois evitará, por exemplo, o número alto de afastamentos dos trabalhadores.
Também existem um gasto enorme quando olhamos os números do plano de saúde, sobretudo, quando se custeia uma parte dos tratamentos. As ações desse gerenciamento auxiliam a reduzir.
2 – Prevenção
A análise ergonômica, por exemplo, é uma das formas que a Medicina do Trabalho SP usa para impedir as doenças ocupacionais.
3 – Produtividade e Motivação
Devido a problemas como estresse e lesões por esforço repetitivo, o absenteísmo é grande, em empresas de todos os segmentos e portes.
Contar com uma equipe capaz de eliminar isso, e ainda contribuir para aumentar a produtividade e motivação entre os empregados, é uma vantagem indispensável.
4 – Precisão no acompanhamento
Ter controle dos registros e documentos técnicos que são usados para comprovar a condição física do trabalhador, é outro bom motivo para ter um gerenciamento em Medicina do Trabalho.
A empresa sempre estará pronta para enfrentar qualquer tipo de fiscalização, seja por um auditor governamental ou de quem certificada sistemas de gestão.
Como contratar gestão em Medicina do Trabalho?
É possível terceirizar com segurança esse tipo de gerenciamento. Mas, para isso deve-se considerar os seguintes aspectos:
- Se a prestadora do serviço tem experiência, e boa avaliação dos seus clientes;
- Como é formado o time de profissionais que estarão à frente da gestão;
- Uma gama completa de serviços;
- Se emite laudos técnicos, e tem estrutura para fazer exames complementares;
- Faz vistorias voltadas a segurança do trabalho, por exemplo;
- Qual a disponibilidade para realizar treinamentos in loco;
- Capacidade para implantar PCMSO e PPRA, dentre outros programas.
A Dauar Medtra tem essas características. Somos consultoria especializada em Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em atividade desde 1945.
Nosso time é multidisciplinar, e em busca de oferecer soluções que favoreçam a relação de empregador e empregados.
Portanto, se procura o melhor serviço de Medicina do Trabalho SP, fale com nosso atendimento, tenha a disposição nossa experiência e qualidade.