O conforto e a produtividade da sua equipe depende de vários fatores como ambiente de trabalho organizado e receptivo, remuneração, crescimento profissional, entre outros. Contudo, a gestão de EPI tem demonstrado ser um fator muito relevante para as empresas de modo geral.
Desse modo, é importante que você entenda esse assunto, para que a sua empresa proporcione mais segurança aos trabalhadores, evitando processos jurídicos e fiscalizações.
Além disso, a gestão de EPI é uma das exigências do novo eSocial SST. Quer saber mais sobre a gestão de EPI? Então, continue a leitura.
Entenda o que são EPIs
Antes de tudo, é bom relembrar o conceito de EPIs, que é a sigla para Equipamento de Proteção Individual.
Sendo assim, os EPIs são definidos como equipamentos utilizados para proteger os trabalhadores que ficam expostos à riscos nas empresas.
Pensando nisso, toda empresa precisa pensar em como fazer a gestão de entrega de EPI. Veja alguns exemplos: capacetes, protetores auditivos, óculos de proteção, luvas, calçados com biqueira de metal, etc.
No entanto, para cada atividade a ser exercida, existem EPIs específicos que devem ser utilizados. Um exemplo disso é que os equipamentos usados por um enfermeiro que trabalha num hospital são diferentes dos que são utilizados por um operário de uma fábrica.
Sabendo o conceito de EPI, é importante saber também o que é a gestão desses equipamentos. Para isso, basta seguir para o próximo tópico.
O que é gestão de EPI
Trata-se de uma atividade regida pela Norma Regulamentadora 6 (NR-06), que possui alguns pontos importantes sobre a maneira como as empresas devem administrar esses itens.
Além disso, é fundamental garantir que os EPIs tenham um Certificado de Aprovação (CA) emitido pela Secretaria do Trabalho.
Sendo assim, o empregador é quem deve fornecer os equipamentos, assim como, é responsável pela garantia do uso dos itens sem deixar que fiquem em falta no almoxarifado.
Outro ponto relevante quanto a gestão de EPI é que no momento da compra desses itens é preciso buscar a qualidade dos materiais. Logo, a compra dos EPIs não pode ser vista como um gasto e sim, um investimento para a sua empresa.
Agora que você já sabe o que é o controle de EPIs na sua empresa, chegou o momento de entender as exigências no eSocial. É só conferir a seguir.
Confira as exigências feitas pelo eSocial sobre o controle de EPIs
Outro ponto que o empreendedor precisa saber é que a gestão de EPI também está na lista de atividades que devem ser informadas no eSocial SST, por meio do evento S-2240, que trata das condições do ambiente de trabalho.
Desse modo, para cada EPI utilizado na empresa, deve ser informado o número do CA, e esta informação deve estar de acordo com os controles internos (fichas assinadas pelos trabalhadores) comprovando a veracidade do que foi enviado ao Governo.
Além do CA, outras informações importantes serão exigidas pelo eSocial como: quem utiliza EPI, se é eficaz, sobre a implementação de medidas de proteção coletiva, as condições de funcionamento, sobre o uso ininterrupto, prazo de validade e periodicidade de troca, além da higienização.
Para entender melhor como funciona o preenchimento desses campos no e-Social, a Dauar MedTra disponibiliza para a sua empresa uma ferramenta de entrega de EPI muito simples e eficaz. Veja a imagem abaixo:
Em caso de dúvidas quanto a gestão de EPI, conte com a equipe da Dauar MedTra.
Entendendo o evento S-2240
Trata-se do evento que “detalha” as informações relativas às condições do ambiente de trabalho. Ou seja, caso no ambiente sejam executadas atividades que exponham os trabalhadores a agentes nocivos, estas devem ser avaliadas através do LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho.
No LTCAT, além das informações sobre os agentes nocivos devem ser consideradas as medidas de proteção que a empresa oferece aos seus funcionários, para que se chegue a conclusão se realmente aquela condição pode prejudicar a saúde dos trabalhadores.
Daí a importância da gestão de EPI. Por exemplo, um mecânico que trabalha em contato com óleo e graxa, mas recebe um creme de proteção para as mãos – a nocividade do óleo é eliminada pelo uso do creme.
Precisa de ajuda para entregar as informações exigidas pelo eSocial? No próximo tópico nós temos uma dica valiosa para o seu negócio.
Invista em uma ferramenta para Gestão de Entrega de EPI
É comum entre as empresas terem como principal desafio na gestão de EPI, o controle e a documentação das entregas dos itens aos colaboradores.
Isso significa que se ocorrer o extravio das fichas ou as declarações não forem realizadas corretamente no eSocial SST, por exemplo, a companhia pode enfrentar fiscalizações e até aumento de carga tributária. Entenda melhor!
Por isso, vale a pena investir em recursos que contribuem para a otimização da gestão de EPI. Dessa forma, a Dauar MedTra disponibiliza uma ferramenta para sua empresa gerir a entrega dos equipamentos citados neste artigo com mais segurança.
Aliás, ter uma boa gestão de EPI é muito importante para todas as empresas. Por isso, vale ficar de olho nessa questão e evitar problemas.
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