Nossos Blog

Sipat: Conheça formas de aprimorar a semana de prevenção de acidentes em sua empresa

Sipat-prevenção-de-acidentes-em-sua-empresa

Manter e promover a saúde e segurança no trabalho é um objetivo diário das empresas cujas funções trazem algum risco de acidente ou danos à saúde.

E, por mais que o assunto seja abordado diariamente, é importante ter momentos específicos para tratar sobre atitudes e práticas adequadas, que preservem a vida, saúde e segurança de todos os que atuam na empresa.

Para isso, a legislação brasileira prevê a realização da Sipat (ou SIPAT), a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Durante a Sipat, são desenvolvidas atividades de capacitação e conscientização sobre acidentes de trabalho, doenças e similares.

Porém, como o caráter dessa Semana e dos assuntos nela abordados costuma ser mais formal e engessado, é comum que os trabalhadores não se sintam devidamente envolvidos ou interessados.

E foi pensando nisso que preparamos este artigo, onde, além de esclarecer o que é a Sipat, listamos algumas formas para aprimorá-la e torná-la mais convidativa.

Continue conosco!

O que é Sipat

SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que deve ser organizada pelas empresas e parte de seus colaboradores, visando a conscientização sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e, também, de algumas doenças que possam causar impacto aos trabalhadores.

A Sipat é prevista na legislação brasileira na NR-5 aprovada pela Portaria n° 3.214 de junho de 1978.

Como mencionado acima, o objetivo da semana de prevenção de acidentes é, salvo a redundância, prevenir os acidentes de trabalho e, para cumprir com essa função, é importante que quem organiza o evento conheça a definição de acidentes de trabalho dada pela Lei n° 8.213/91:

“Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

 Já segundo a NR-5, deve ser abordado na Sipat “A prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.”

Por fim, também é recomendado abordar diversos temas como a prevenção e cuidados em relação HIV, Tabagismo, Álcool e Drogas, que, em determinados casos, pode representar risco não apenas para o trabalhador envolvido, mas para os demais na empresa.

Relação Sipat e CIPA

A Sipat é uma das obrigações da CIPA, Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, que é formada por um grupo de colaboradores.

A CIPA é obrigatória em empresas com mais de 20 colaboradores e tem como intuito trazer melhorias para o ambiente de trabalho, ligando os funcionários à empresa de forma direta, criando assim um ambiente propício para o desenvolvimento mútuo.

E, para garantir esses objetivos, é função dos membros da CIPA organizar, anualmente, a Sipat, definindo o cronograma e a programação a ser seguida.

Como aprimorar a semana de prevenção de acidentes

A Sipat costuma ter um caráter muito formal, que não traz o envolvimento desejado dos colaboradores, tornando-a menos eficaz do que poderia ser.

Desta forma, é interessante buscar formas de aprimorar a semana de prevenção a acidentes da sua empresa.

Algumas dessas formas são brincadeiras e gincanas, capazes de divertir os trabalhadores e fixar melhor os conhecimentos da semana.

Confira algumas ideias para tornar a Sipat em sua empresa mais interativa e eficaz:

  • Show da segurança, onde, como no Show do Milhão, os funcionários são separados em grupos e um representante responde perguntas sobre saúde e segurança;
  • Jogos de perguntas e respostas, ao final das palestras, onde o grupo ou trabalhador que responder corretamente mais vezes ganha um prêmio;
  • Achar o erro nas imagens, para que os colaboradores desenvolvam a capacidade de observar e questionar erros, comportamentos de risco e falta de EPI.

Com essas idéias simples, a Sipat da sua empresa se torna muito mais divertida e atraente para os profissionais, fazendo com que se interessem mais pelos assuntos abordados e, assim, fixem o que foi aprendido.