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Riscos no ambiente de trabalho: como se prevenir?

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Um profissional pode estar exposto aos riscos no ambiente de trabalho. Eles podem ser de natureza física, química, biológica, ergonômica e de acidentes.

Veja abaixo quais são os riscos que os trabalhadores enfrentam em seu dia a dia, e como se prevenir de maneira adequada.

 

Exemplos de riscos no ambiente de trabalho

Riscos físicos: Os riscos físicos são as formas de energia que afetam o funcionário fisicamente, ocasionando problemas e doenças ocupacionais. Exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc.

Riscos químicos: Os riscos químicos são todos os tipos de produtos, misturas, ou substâncias  em formas de fumos, névoas, poeiras, neblinas, vapores ou gases que podem entrar em contato com o organismo do trabalhador por via respiratória, através da pele ou pela sua ingestão.

Riscos biológicos: Os riscos biológicos são os provenientes de microorganismos que podem entrar no organismo do trabalhador através da via respiratória, em contato com a pele ou ingestão.Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros são alguns exemplos.

Riscos ergonômicos: Os riscos ergonômicos são esforços físicos intensos, como levantamento de carga em excesso, posturas inadequadas, ritmos de trabalho intensos e ininterruptos, altas repetições. A longo prazo, estes riscos podem causar problemas osteomusculares aos trabalhadores.

 

Como se prevenir de riscos no ambiente de trabalho?

Se o local onde o trabalho é realizado for exposto ao risco, as empresas têm a obrigação por lei de fornecer gratuitamente equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados a seus funcionários, além de orientar e fiscalizar para que os trabalhadores utilizem de forma correta os equipamentos, adotando medidas que diminuam os riscos.

A empresa, ao cumprir seu papel de fornecer e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção, pode advertir seu funcionário em caso de seu uso incorreto do equipamento de proteção. Se o problema persistir, pode ocasionar em falta grave, levando o funcionário a ser demitido por justa causa.

 

eSocial e Riscos Ambientais

Desde o final de 2021, com a entrada em vigor da obrigação de envio de eventos relacionados a SST para o eSocial, a definição de riscos ambientais se tornou ainda mais relevante. É fundamental que estas definições sejam feitas por profissionais habilitados e com muito critério, uma vez que superestimar situações de risco pode ser prejudicial a sua empresa.

 

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