Nossos Blog

Principais formas de prevenção de doenças cardiovasculares

prevenção de doenças cardiovasculares

Se você nunca temeu sofrer um infarto, ou cuida muito bem da saúde e está tranquilo quanto a isso ou deveria começar a pensar sobre a questão. Calma, não é para ficar desesperado – é para ficar alerta. Em uma realidade onde as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, todos deveriam ficar atentos à saúde do coração e, assim, evitar entrar para as estatísticas de aproximadamente 1.100 óbitos diários devido a problemas cardiovasculares.

Entretanto, embora as cardiopatias matem mais do que todos os tipos de câncer, é de suma importância entender que existem muitas formas de prevenção de doenças cardiovasculares — e grande parte delas são de fácil acesso, basta você estar disposto a inserir novos hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Para a prevenção de doenças cardiovasculares, mais conhecimento

Antes de conhecer as principais formas de prevenção de doenças cardiovasculares, é importante estar por dentro dos tipos de cardiopatia existentes. Angina, arritmia cardíaca, infarto agudo do miocárdio, hipertensão e endocardite são as principais e mais frequentes doenças cardiovasculares. Aqui você descobre mais sobre como cada uma dessas cardiopatias são desencadeadas e quais os sintomas provocados por elas.

Estas doenças podem impactar a vida profissional das pessoas, uma vez, que a aptidão à trabalhos como os realizados em altura ou que exijam esforço físico, deve estar amparada por avaliações complementares de modo a rastrear essas condições de forma preventiva. 

 

As 8 melhores formas de prevenção de doenças cardiovasculares

Fuja do sedentarismo

Você sabia que 54% do risco de morte por infarto é atribuído ao sedentarismo? E que a falta de exercícios físicos eleva em 50% o risco de morte por acidente vascular cerebral (AVC)? Esses são alguns dos alarmantes dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Movimentar o corpo é fundamental para fortalecer os músculos, e o coração é um deles. Por isso, combine exercícios aeróbicos como caminhada e natação a atividades anaeróbicas, como a musculação, de 20 a 30 minutos por dia. Esse é um dos segredos para turbinar o sistema cardiorrespiratório, para sentir-se bem disposto e elevar a autoestima.

Controle o colesterol 

Se engana quem pensa que colesterol alto é exclusividade de quem está acima do peso. Muitas pessoas com IMC normal podem apresentar níveis altíssimos desse lipídio no sangue que, apesar de muito importante para o corpo, pode causar grandes estragos se estiver em excesso na corrente sanguínea. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol total no sangue devem ser menores que 190 mg/dl. Acima disso, o risco do desenvolvimento de placas nas artérias fica cada vez mais alto e o resultado você já conhece: infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Evite o excesso de sal

O excesso de sal é um grande problema na busca de uma saúde cardiovascular plena. Adicionado em praticamente todas as preparações (inclusive muitos doces industrializados), o sódio em grandes quantidades eleva a pressão arterial a níveis superperigosos para o corpo humano. Além do risco de infarto, a hipertensão também aumenta as chances de AVC e de insuficiência renal. Levando em conta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a dose diária de até 5 gramas de sal, e que o brasileiro consome em média 12 gramas por dia do mineral, fica fácil entender por que 30% da população adulta sofre de hipertensão arterial. Por isso, fique atento: a hipertensão desencadeia outras enfermidades que, juntas, elevam bastante o risco de óbito. 

Pare de fumar 

O tabagismo é, sem dúvidas, um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares. Com mais de 4.700 substâncias químicas contidas em sua composição, o cigarro é responsável pelo aumento da pressão arterial, pelo aumento de placas de gordura nos vasos sanguíneos, aumenta as chances de trombose e ainda induz a resistência à insulina, problema característico da diabetes tipo 1. Além disso, o cigarro prejudica o mecanismo de contrair e relaxar do coração, dificultando a circulação do sangue e podendo levar à morte do músculo cardíaco, a um AVC e a doenças arteriais periféricas.

Não exagere no álcool

O excesso de álcool também pode ser um grande vilão do coração. Isto porque o etanol tem o poder de deteriorar as células musculares do órgão, o que resulta em uma miocardiopatia alcoólica. Além disso, o consumo exagerado de bebida alcoólica também está relacionado ao bloqueio das artérias e ao surgimento de arritmias cardíacas. 

Aprenda a relaxar 

Pessoas que vivem em frequente estado de estresse possuem muito mais chances de desenvolver hipertensão arterial e, possivelmente, doenças cardiovasculares. Em um mundo altamente globalizado onde a cobrança por estar conectado a tudo o tempo inteiro é intensa, é muito importante aprender a relaxar e tirar um tempo para se desligar das obrigações do dia a dia. Por isso, procure fazer uma boa higiene do sono, desligue as notificações do celular durante a noite, busque dormir de 7 a 8 horas por noite e não abra mão de momentos de lazer e descanso. 

Verifique o seu histórico familiar

A susceptividade inata, ou seja, a predisposição genética para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares deve ser acompanhada de perto. Dentro do quadro de fatores de risco, a história familiar se enquadra no que chamamos de fatores não modificáveis, que são aqueles que não são reversíveis com mudanças de comportamentos. Além da história familiar, o sexo, a idade e a menopausa são outros fatores não modificáveis que demandam acompanhamento médico frequente.

Faça acompanhamento médico

Além de inserir novos hábitos saudáveis e eliminar maus comportamentos da sua vida, é imprescindível manter seus exames em dia. Caso não tenha nenhuma cardiopatia, fazer um checkup completo anual é suficiente. Se já apresenta algum problema de saúde, converse com o seu médico para avaliar a frequência de avaliações ideal para você. Não se esqueça: a prevenção é muito mais assertiva do que o tratamento. Não negligencie sua saúde até que ela acenda o alerta vermelho. 

Conte com a Dauar Medtra

Na Dauar Medtra nossos departamentos técnico e médico atuam preventivamente, aliando a análise das atividades desenvolvidas com os controles médicos necessários, de forma a evitar que problemas cardíacos possam ser agravados no trabalho ou causem acidentes. 

Gostou? Acompanhe-nos aqui, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para saber tudo sobre saúde e prevenção.