Neste mês de conscientização sobre o câncer de próstata, descubra aqui tudo que você precisa saber a respeito da doença.
A cada ano que passa, a campanha Novembro Azul – criada para estimular a conscientização sobre o câncer de próstata – ganha mais força. Porém, o cuidado com a saúde deve perdurar o ano todo. Saiba mais sobre a doença e descubra como preveni-la.
Câncer de próstata: estatísticas
O câncer de próstata apresenta estatísticas surpreendentes: a cada dez homens, um será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. Essa informação nos leva a outro dado: no triênio de 2020, 2021 e 2020 estima-se 65.840 homens diagnosticados com a doença.
Por que isso é preocupante? Além do cerne do problema, que é a própria doença, o câncer de próstata é a segunda causa de mortes por câncer no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
Entretanto, embora as estimativas assustem, o câncer de próstata não traz consigo uma sentença de morte, principalmente quando diagnosticado precocemente — e isso torna-se possível através da prevenção.
Fatores de risco da doença
- Idade – Em alguns tipos de câncer a idade pode influenciar, mas no câncer de próstata pode ser um fator determinante, já que esta é uma doença que acomete principalmente homens mais velhos. A cada 10 homens, 6 são diagnosticados com mais de 65 anos. O câncer de próstata é visto como raro em homens abaixo dos 40 anos de idade.
- Histórico familiar – Para definir se há hereditariedade de câncer de próstata, é preciso avaliar se três ou mais parentes de primeiro grau foram diagnosticados com a doença e se a doença foi detectada antes dos 60 anos em pelo menos dois parentes de primeiro grau. Nesses casos, o risco de desenvolver a enfermidade é de 50%.
- Má alimentação – A má alimentação é um fator de risco não apenas para o câncer de próstata, mas também para diversas doenças crônicas. Uma dieta rica em gorduras e industrializados e pobre em nutrientes pode ser um verdadeiro problema para quem quer evitar o câncer.
- Maus hábitos – Sedentarismo, tabagismo e o consumo exagerado de álcool também são fatores de risco para o câncer de próstata.
Principais sintomas
Inicialmente, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas – o que pode levar muitos homens ao diagnóstico tardio. Nesta fase, as manifestações são estas:
- Dor nos ossos;
- Dificuldade para urinar ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Problemas em obter ou manter uma ereção;
- Dor nos testículos.
Na presença desses sintomas, é imprescindível procurar um médico especialista de imediato, pois pode ser indício de que a doença está em estágio avançado ou até mesmo se espalhando para outros órgãos.
Invista na prevenção do câncer de próstata
Como falamos logo no início, o câncer de próstata não é o fim. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para uma abordagem preventiva e, caso ocorra o aparecimento da doença, é necessário estar sempre atento para que o diagnóstico seja feito rapidamente.
- Alimente-se bem;
- Pratique atividades físicas;
- Pare de fumar, caso fume;
- Controle o consumo de álcool;
- Faça o exame de toque retal anualmente acima dos 50 anos (em caso de histórico familiar, recomenda-se a realização do exame a partir dos 40 anos de idade).
- Realize o exame que identifica a dosagem de PSA.
Pequenas mudanças diárias, a longo prazo, podem livrar muitos homens do câncer de próstata ou mesmo evitam que a doença se desenvolva agressivamente.
Câncer de próstata pode estar relacionado ao trabalho?
Assim como falamos aqui a respeito sobre o câncer de mama, o câncer de próstata não tem relação com o trabalho em si. Porém, rotinas estressantes, cargas horárias extensas e um ambiente empresarial que não contribui para a manutenção de hábitos saudáveis podem prejudicar a prevenção da doença.
Como as empresas podem contribuir para a prevenção da doença?
Além de um escopo organizacional mais humano e de menos sobrecarga, as empresas podem e devem atuar realizando campanhas de conscientização a respeito da doença, estimular a realização do check up anual e serem solidárias quando o colaborador precisar ausentar-se durante o expediente para cuidar da saúde.
Gostou? Acompanhe-nos aqui, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para saber tudo sobre saúde e prevenção.