Você conhece a importância de inspeções de vasos sob pressão? Sabe qual é a finalidade desses vasos? E mais: inspecionar esses tipos de vaso é obrigatório? Confira as respostas e descubra tudo que você precisa para manter sua empresa dentro das normas.
A importância de inspeções de vasos sob pressão
Para entender a importância de inspeções de vasos sob pressão é necessário saber o que são esses vasos e qual papel eles desempenham nas indústrias de processamento.
O que são vasos sob pressão?
Os vasos sob pressão são reservatórios que cumprem um papel fundamental em processos industriais que utilizam fluidos e gases, uma vez que armazenam, processam e transportam esses conteúdos sob pressão interna ou externa e sob determinadas condições de temperatura e vazão.
Além de serem os equipamentos de maior importância nas indústrias de processamento, também representam os de maiores tamanhos, pesos e custo unitário, representando cerca de 60% do custo dos materiais e equipamentos de uma unidade.
Os vasos sob pressão podem ser de diferentes tipos, formatos, dimensões e finalidades, o único fator obrigatoriamente padrão em suas estruturas é serem projetados para resistir à pressão com segurança, evitando acidentes graves e até mesmo catastróficos.
As 3 principais funções dos vasos sob pressão
Os vasos sob pressão cumprem três finalidades principais:
- Armazenamento de gases sob pressão, para que o conteúdo tenha um peso maior em volumes menores.
- Acumular gases e líquidos em sistemas onde é necessária essa função, entre as etapas de um mesmo processo ou mesmo entre processos diferenciados entre si.
- Processar gases e líquidos quando o processo de transformação exige que as condições sejam feitas sob pressão.
Por que inspecionar vasos sob pressão periodicamente?
Justamente por armazenar, processar e transportar fluidos em escala industrial, inspecionar vasos sob pressão é fundamental para controlar e fiscalizar esses equipamentos e até mesmo investigar e punir responsáveis em casos de acidente.
Inspecionar vasos sob pressão é obrigatório?
Além da importância de inspeções de vasos sob pressão, elas também são obrigatórias pelo Ministério do Trabalho através da Norma Regulamentadora 13, uma das 36 NRs estabelecidas para regulamentar procedimentos obrigatórios acerca da segurança e da saúde do trabalhador. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho.
NR-13: tudo que você precisa saber.
Veja o que diz a NR-13 13.5.1 / 13.10.1 sobre as inspeções de vasos sob pressão:
“As caldeiras e os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado risco grave e iminente o não atendimento aos prazos máximos estabelecidos nesta Norma Regulamentadora. ”
Nas inspeções, é necessário avaliar se os vasos de pressão possuem determinados equipamentos, entre eles:
- Válvula ou dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Permitida), instalada diretamente no vaso ou no sistema onde ele está inserido. É acionado automaticamente em caso de riscos;
- Dispositivo de segurança contra bloqueio inadvertido da válvula, quando esta não estiver instalada diretamente no vaso de pressão;
- Um manômetro, instrumento que indica a pressão de operação do vaso;
- Artifícios que aumentam a segurança: ventilação, iluminação, identificação e inspeção regular dos vasos de pressão;
- Orientação de mecanismos para fuga em caso de acidentes: saídas, mais do que uma com abertura ampla e sinalizadas.
A ausência desses equipamentos pode acarretar condição de Risco Grave Iminente, ou embargo e interdição dos vasos sob pressão.
Tipos de inspeção feitas nos vasos de pressão
- Inspeção de segurança inicial – Realizada quando o equipamento é instalado. Nessa inspeção, o vaso de pressão é testado e avaliado antes mesmo de ser ligado. Deve incluir exame interno, externo e Teste Hidrostático.
- Inspeção de segurança periódica – Deve acontecer dentro do prazo estabelecido para cada categoria de vaso de pressão: categoria A (líquidos inflamáveis com temperatura igual ou superior a 200°C), categoria B (combustíveis com menos de 200°C) e categoria C (vapor de água, gases simples, ar comprimido).
- Inspeção de segurança extraordinária – Realizada quando há erros no controle operacional ou no caso de acidentes. A NR-13 coloca os seguintes acontecimentos para essa inspeção:
O que o seu relatório de segurança deve conter?
- Identificação do vaso de pressão;
- Fluidos de serviço e categoria do vaso de pressão;
- Tipo do vaso de pressão;
- Data de início e término da inspeção;
- Tipo de inspeção executada;
- Descrição dos exames e testes executados;
- Resultado das inspeções e intervenções executadas;
- Parecer conclusivo quanto à integridade do vaso de pressão até a próxima inspeção;
- Recomendações e providências necessárias;
- Data prevista para a próxima inspeção;
- Nome legível, assinatura e número do registro no conselho profissional do profissional habilitado e nome legível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção;
- Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações das condições de projeto, a placa de identificação e a documentação do prontuário devem ser atualizadas.
- Junto ao Relatório de Inspeção (com os itens descritos acima), os vasos de pressão também precisam ter outras documentações:
- Projeto de Instalação;
- Registro de Segurança;
- Projeto de Alteração ou Reparo;
- Prontuário do Vaso de Pressão.
Conte com a Dauar Medtra
A Dauar Medtra atua na prestação de serviços em Medicina e Segurança do trabalho desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.
Gostou? Acompanhe-nos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.