A insalubridade ocorre quando os trabalhadores estão expostos a agentes nocivos à saúde em seu ambiente de trabalho.
No caso das atividades de limpeza, o contato ou manuseio com esses agentes podem ser substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza ou mesmo as atividades de higienização de banheiros e o recolhimento de lixo destes ambientes.
É importante ressaltar que a insalubridade é regulamentada pela legislação trabalhista, que indica quais as situações que podem gerar a insalubridade e os métodos de controle de exposição a estes.
Principais Riscos nas Atividades de Limpeza
No setor de limpeza, os colaboradores estão sujeitos a diversos riscos à saúde. O manuseio e contato com os agentes químicos presente em produtos de limpeza pode causar irritação nas vias respiratórias, alergias e dermatites (doenças de pele).
Uso de água sanitária
A água sanitária é um produto químico amplamente utilizado na limpeza e desinfecção de ambientes, incluindo banheiros.
Na sua composição está presente o ácido clorídrico, e o produto utilizado na sua forma pura, pode ser entendido como um agente insalubre denominado álcalis cáustico.
Portanto é necessário ter cuidado na hora de manusear, pois seu uso inadequado pode causar danos à saúde. O recomendado é utilizar o produto na sua forma diluída e estabelecer quais funcionários podem fazer essa rotina.
Recomendamos ainda as seguintes medidas de segurança:
- Use sempre luvas de PVC ou nitrílicas
- Óculos de proteção ao manipular água sanitária.
- Mantenha o ambiente adequadamente ventilado durante o uso do produto.
- Não misture água sanitária com outros produtos químicos, pois isso pode gerar reações perigosas.
- Armazene a água sanitária em local seguro, fora do alcance de pessoas não autorizadas
Coleta de lixo de banheiro:
A coleta adequada do lixo de banheiro é fundamental para evitar a propagação de doenças e garantir a higiene dos ambientes.
Porém o Anexo 14, da NR-15, indica insalubridade para atividades de coleta e industrialização de lixo urbano. Temos acompanhado interpretações de que a atividade de limpeza de sanitários e coleta de lixo destes ambientes equiparam-se às de coleta de lixo urbano, gerando insalubridade de grau máximo (40% do salário mínimo a ser acrescido ao salário do funcionário).
Desta forma, sugerimos as seguintes orientações para a higienização e coleta de lixo de instalações sanitárias:
- Utilize luvas de PVC ou nitrílicas;
- Utilize luvas de procedimento aprovadas para proteção contra riscos biológicos (confira o CA de luvas que tem essa aprovação);
- Utilize óculos de segurança ampla visão;
- Utilize máscaras N-95 PFF2
- Promova os exames e vacinas propostos pelo PCMSO;
- Utilize sacos plásticos resistentes e próprios para lixo.
- Certifique-se de que o lixo esteja corretamente ensacado e fechado antes de descartá-lo.
- Evite tocar no lixo diretamente para reduzir o risco de contaminação.
Medidas de Proteção e Prevenção
A Medtra se preocupa com a saúde dos colaboradores da sua empresa e indica as medidas adequadas de proteção e prevenção para os profissionais das atividades de limpeza.
No PGR – Porgrama de Gerenciamento de Riscos são informados quais equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e óculos de segurança devem ser fornecidos, com o intuito de minimizar os riscos de doenças e enquadramentos de insalubridade.
Além disso, realizamos treinamentos constantes sobre o correto uso de EPI, promovendo a conscientização e prevenção de doenças ocupacionais.
Conte com os profissionais da Dauar Medtra
A Dauar Medtra tem profissionais conceituados e especializados em cuidados e gestão de insalubridade para atividades de limpeza.
Conte conosco para te auxiliar em todo processo de gestão de Segurança, garantindo que a sua empresa atue de acordo com as normas vigentes e que seus colaboradores estejam sempre protegidos e bem equipados.
Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 97267-8642