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6 dicas de saúde para quem trabalha em home office

O trabalho em casa, mais conhecido como home office, teve um crescimento íngreme no segundo trimestre do ano em diante. O motivo você já sabe: o isolamento social obrigatório devido à pandemia do coronavírus. Com a necessidade de proteger-se ficando em casa, passamos a viver o que o alemão Klaus Schwab, fundador e diretor do Fórum Econômico Mundial, chama de revolução industrial 4.0. 

Por um lado, se a terceira revolução industrial trouxe eletrônicos e tecnologia da informação, a indústria 4.0 vem para automatizar e realizar a transição rumo a novos sistemas — e o home office é um deles. 

Porém, diante de uma transição tão rápida como a que vivemos, como preservar a saúde em um ambiente até então não adaptado para o trabalho? Mesmo que para algumas pessoas o home office não será adotado como permanente, ainda não há uma previsão exata de quando a rotina de trabalho presencial voltará a se estabelecer. 

Sendo assim, o Ministério Público do Trabalho emitiu uma nota técnica que visa garantir a saúde e outros direitos fundamentais de professores que, devido à pandemia e o isolamento social, precisaram passar a exercer suas funções em home office. Embora a Nota Técnica fale a respeito dos docentes, é importante que as orientações sejam seguidas por todos os profissionais que estejam realizando suas funções longe do local de trabalho. 

Nota Técnica – GT COVID-19 – 11/2020

O Grupo de Trabalho COVID-19 foi instituído pela Portaria PGT n. 470.2020 de 04 de abril de 2020 e n. 507, de 23 de março de 2020 para um objetivo bastante específico, mas que deve ser levado para diversas áreas: proteger a saúde do trabalhador e reduzir os impactos negativos provenientes do ofício e provocados pela pandemia do COVID-19.  

Baseada no Artigo 7º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Lei Orgânica da Saúde n. 8.080/1990, a Nota Técnica 11/2020 estipula, entre inúmeras recomendações, algumas orientações específicas para a proteção da saúde do trabalhador:

  • Analisar os parâmetros de ergonomia física e as condições de trabalho no que concerne a equipamentos utilizados no dia a dia do trabalhador como mesas e cadeiras para garantir a boa postura física do profissional com o intuito de garantir a sua integridade física;
  • Analisar os parâmetros da ergonomia organizacional, levando em consideração normas de produção, as operações exigidas, o tempo a ser cumprido e respeitado, além do ritmo de trabalho;
  • Estimular a prática dos exercícios de ginástica laboral, que visam evitar lesões provenientes de movimentos repetitivos;
  • Não permitir jornadas de trabalho excessivas, com o objetivo de proteger a saúde física e mental dos profissionais;
  • Garantir intervalos regulares para possibilitar a socialização e, consequentemente, a diminuição de problemas psicossociais.

6 dicas para quem trabalha home office 

Agora que você já sabe que a saúde do profissional em home office é assegurada pela lei, confira as melhores dicas de saúde para tornar o seu dia a dia de trabalho remoto mais produtivo e não prejudicial à sua saúde.

  1. Estipule horários – e seja fiel a eles.

Um desafio bem comum para quem trabalha em home office é conseguir respeitar a carga horária diária. Isto é, o profissional inicia sua jornada no horário certo, mas tem dificuldades para fazer pausas e acaba trabalhando até mais tarde “por não ver o tempo passar”. A médio e longo prazo isso pode levar a uma condição conhecida como estafa mental. A estafa mental apresenta sintomas como desânimo exacerbado, dores no corpo, agressividade, impaciência e queda na produtividade. Por isso, é importante respeitar os horários estipulados e saber separar a casa do trabalho, ainda que ambos se misturem nesse formato de trabalho remoto. Caso necessário, vale programar alarmes para notificar a hora de fazer uma pausa ou de encerrar as atividades do dia.

  1. Alongue-se com frequência.

Alongar-se de tempos em tempos é fundamental durante um dia de trabalho, seja em home office ou não. É possível realizar diversos movimentos de ginástica laboral mesmo sentado no local de trabalho de 15 a 30 minutos no horário ou período que melhor se ajustar com as tarefas a serem executadas. O importante é não deixar esse hábito ser esquecido.

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  1. Cuide da alimentação.

Trabalhar em casa é trabalhar bem perto da sua cozinha e, sem outras pessoas por perto, a ansiedade pode tomar conta e fazer você buscar refúgio na comida, sobretudo nos alimentos mais calóricos. Por isso, redobre os cuidados com a alimentação e procure não beliscar muito entre as refeições principais. O excesso de açúcar e de cafeína, por exemplo, podem agravar um possível quadro ansioso e contribuir para a falta de concentração. Uma ótima dica é incluir mais frutas, verduras e legumes em seus pratos, beber bastante água e optar por chás em vez de refrigerantes. 

  1. Trabalhe em um local apropriado 

Trabalhar deitado ou sentado na cama ou sofá jamais podem ser uma opção. Muitas das pessoas que foram pegas de surpresa pelo home office não possuem um local apropriado em casa para trabalhar, mas é importante tentar adaptar um cômodo de forma que seja possível trabalhar sentado, com as pernas em um ângulo de 90º. Passar o dia em outras posições pode acarretar em sérios problemas posturais no futuro.

  1. Tenha momentos de lazer

Garantir momentos de lazer no dia a dia e aos finais de semana é a chave para recarregar as energias e aumentar a produtividade no dia a dia empresarial. Embora as recomendações de isolamento social ainda estejam vigentes, vale buscar atividades seguras para realizar com seus familiares e até marcar conversas online com os amigos. Certifique-se de que seus hobbies e atividades favoritas não sejam esquecidas com o passar do tempo.

  1. Faça exames regularmente

Cuidar da saúde do corpo e da mente é fundamental para desempenhar um bom trabalho em home office. Por isso, não deixe de realizar consultas e exames para manter o check-up em dia. Um bom acompanhamento psicológico com profissionais da área também são de extrema importância. 

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