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Como a comunicação interna pode ajudar na segurança do trabalho?

O trabalho de gestão em segurança e saúde ocupacional é essencial dentro das empresas. No entanto, para que realmente tenha bons resultados com ele, a comunicação interna precisa ser eficaz.

Aqueles que têm poder de decisão devem estar completamente envolvidos nas discussões acerca das condutas técnicas a serem adotadas pela equipe responsável. Além disso, deve-se estar sempre atento à necessidade de alinhar os objetivos do empreendimento e de escutar uns aos outros.

Só assim se tem conhecimento a respeito das principais demandas da organização e de como tratá-las. Neste artigo, vamos dar dicas de como fazer com que tudo isso se torne uma realidade positiva em sua empresa. Continue a leitura!

Quais são os problemas que podem surgir devido à falta de comunicação?

Antes de tudo, para entender como a comunicação interna é importante para uma gestão em segurança e saúde ocupacional, vamos falar o quanto a ausência desse componente pode ser negativa. Sem ela, dificilmente se consegue ir longe, pois não há como seguir um caminho harmonioso e organizado. Veja mais!

Não transmitir a importância do cumprimento das normas de trabalho

Um dos primeiros pontos negativos que podemos citar é o fato de que, se não há uma boa comunicação interna, os colaboradores e gestores não se darão conta da importância que se deve ter aos cuidados relativos à segurança e saúde ocupacional.

Apesar de ter em mente que existem ações voltadas para essa área, as pessoas não saberão perfeitamente seus impactos e como precisam ser realizadas com excelência. Sem reconhecer como o não cumprimento das normas pode afetá-los de maneira bastante negativa, terão mais dificuldades para segui-las.

Não ouvir as queixas dos colaboradores

O contrário também existe: aqueles colaboradores que reconhecem a importância das normas de segurança e de saúde ocupacional estão incomodados com alguma falha no processo, mas, simplesmente, não conseguem ser ouvidos. O auxílio dessas pessoas pode ser de grande valia para identificar aspectos conflituosos e corrigi-los.

Ter ações desencontradas

Outro problema relacionado ao assunto é cada um tomar uma decisão diferente na empresa. Sem uma boa comunicação interna, não há alinhamento entre os gestores e os demais profissionais.

Assim, as pessoas podem agir de maneiras diferentes em determinadas circunstâncias, não valorizar situações que precisam de uma atenção adequada, entre outros.

Como a comunicação pode alinhar esse processo?

Agora que já tratamos dos problemas que podem ocorrer graças à ausência de comunicação, chegou o momento de falarmos que ela age de forma a alinhar as ações das empresas. Os efeitos podem ser muito melhores do que você imagina. Veja só!

Definição de políticas da empresa

Se, por um lado, a falta de comunicação interna gera ações desencontradas, por outro, quando ela se faz presente, torna-se muito mais fácil alinhar as políticas da empresa. Por meio dela, é possível levar ao alcance de todos quais são as definições do empreendimento sobre os mais variados assuntos, quais regras devem ser seguidas, os cuidados que devem ser tomados e demais aspectos.

Criação de canais de comunicação interna

Para a comunicação interna ocorrer, é preciso investir em criação de canais de divulgação para a empresa. Por meio deles, é possível chegar a todos os colaboradores de maneira eficiente.

Dessa forma, se tem a certeza de que todos receberam as mensagens direcionadas a eles. Além disso, fica mais fácil para os próprios funcionários interagirem com todos os setores, inclusive com a gestão, pois contam com canais adaptados para isso.

Realização de avaliações de riscos

São muitos os riscos relacionados à segurança e saúde ocupacional em uma empresa. Porém, quando existe uma comunicação interna responsável, é possível detectá-los rapidamente, pois todos os colaboradores estão bem alinhados e informados acerca de perigos, ameaças e insalubridade no empreendimento.

Assim, o trabalho se torna muito mais efetivo. O auxílio vem de diversos lados, fazendo com que o ambiente se torne mais saudável e tranquilo.

Como colocar as ações de comunicação interna em prática?

Você já percebeu o quanto as ações relacionadas à comunicação interna são importantes para uma empresa. Mas, afinal de contas, como torná-las uma realidade no negócio? É o que explicaremos a seguir.

Bom recebimento das sugestões de melhorias

É preciso ter o entendimento de que não adianta ter todo um aparato comunicacional em um empreendimento, se a comunicação vier de um lado só. Por isso, é importante que os gestores recebam e deem atenção às sugestões que chegam até eles.

Quando não existe isso, não se consegue manter um diálogo e todas as ações desandam. Lembre-se de que é importante que todos participem e contribuam nos mais diferentes processos dentro da empresa.

Atenção aos canais que podem ser utilizados

Atualmente, existem muitos canais que podem ser usados pela comunicação interna para chamar a atenção dos colaboradores em relação à segurança e a saúde ocupacional. Isso vai desde folhetos aplicativos fixados em murais pelo local até o uso da intranet.

Cada canal é uma boa oportunidade para enviar avisos, relembrar as normas, entre outros. Por isso, não negligencie nenhum deles. Use cada um de acordo com o potencial e as possibilidades que oferecem.

Realização de eventos

Falar com os colaboradores por meio de comunicados em murais, da intranet, entre outros, é uma atitude importante. No entanto, um contato mais pessoal, cara a cara, também é bastante relevante nesse cenário. É justamente aí que entram os eventos.

Promover encontros para falar sobre os cuidados em relação à segurança e saúde ocupacional, dar dicas e exemplos práticos, costuma gerar resultados bastante positivos. Além disso, pode-se sair da mesmice e do óbvio, promovendo gincanas, atividades em equipes, entre outras, incentivando a interatividade e a união.

Sem uma comunicação interna eficaz, a gestão em segurança e saúde ocupacional fica totalmente comprometida. Por isso, é muito importante que as empresas invistam nesse aspecto e aprendam a lidar com as principais demandas e desafios do setor. Também é relevante analisar os resultados obtidos para medir a precisão das ações.

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