Nossos Blog

Como prevenir doenças e acidentes associados ao carregamento de peso

Como prevenir doenças e acidentes associados ao carregamento de peso

A operação logística da sua empresa envolve riscos que podem dar prejuízos financeiros e pessoais.Por isso, é importante saber como prevenir doenças e acidentes em trabalhos com transporte manual.

Pensando nisso, vamos apresentar os riscos e lesões ao carregar pesos no trabalho, assim como, as medidas necessárias para tornar o carregamento de peso mais seguro. Se você quer saber como organizar isso melhor, continue a leitura.

Riscos e lesões no transporte manual

O transporte manual de cargas pesadas exige o desenvolvimento de esforço muscular do carregador. Isso pode levar o funcionário à fadiga, provocando a diminuição de rendimento no trabalho, gerando um aumento de riscos de acidentes e doenças, consequentemente.

Sendo assim, é possível desenvolver algumas lesões como a ciática, deslocações da hérnia discal, roturas de ligamentos, lesões musculares ou das articulações.

Tudo isso pode acarretar incômodos aos trabalhadores, implicando, além da dor de se deslocar ao atendimento médico, mas também na paralisação dos procedimentos de trabalho.

Portanto, deve-se considerar os principais riscos no carregamento de peso, confira:

  • Ferimentos causados por objetos penetrantes;
  • Queda de objetos sobre os pés e mãos;
  • Choque com objetos;
  • Manuseio de máquinas e equipamentos;
  • Entre outros.

Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, o conceito de acidente de trabalho se caracteriza como um incidente imprevisto durante a jornada de trabalho ou durante o deslocamento, no qual resulta em danos físicos ou mentais.

Com base nesses riscos, é preciso analisar o que for preciso para tornar o processo de carga mais seguro. Veja mais detalhes de como prevenir doenças e acidentes em trabalhos com transporte manual, a seguir.

Tornando o processo de carga e descarga mais seguro

Como vimos anteriormente, os riscos no trabalho de carga e descarga de mercadorias podem proporcionar lesões sérias ao trabalhador. Dessa forma, o gestor pode monitorar as atividades a fim de aumentar a segurança e proteger sua equipe. Confira abaixo, o que pode ser feito na prática:

Faça treinamentos periódicos

Uma equipe bem instruída é sinônimo de eficiência, e segurança, dos trabalhadores, que se tornam capazes de detectar riscos diários.

Com o tempo, é comum que os processos caiam na rotina, o que requer mais atenção. Por isso, adote a prática de realizar treinamentos na empresa para rever esses processos e busque adotar também equipamentos de proteção e as melhores formas de prevenção à acidentes.

Forneça equipamentos de segurança

Para quem trabalha em lugares que exigem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como armazéns, as empresas precisam adotar medidas para fornecer os equipamentos necessários aos funcionários.

No entanto, a própria infraestrutura do local de trabalho pode proporcionar formas de proteção adicional. Assim como, a configuração do espaço e as características do piso e das escadarias são fundamentais, evitando quedas e o desgaste excessivo da equipe.

Adoção de meios mecânicos

 Uma das melhores formas de se evitar acidentes e doenças do trabalho associados ao transporte e movimentação de cargas é se trabalhar na origem do problema, ou seja, eliminando a fonte do risco.

Com a adoção de meios mecânicos, tais como carrinhos, empilhadeiras, paleteiras, transportadoras, linhas flow-rack, entre outros, há uma significativa redução e em alguns casos até a eliminação dos esforços empregados no transporte e movimentação de cargas.

Esse conceito é amplamente aplicado em países desenvolvidos e muitas empresas no Brasil já adotam essa sistemática, que além de prevenir situações de risco, entregam melhoria e otimização dos processos, reduzindo custos.

Portanto, a utilização de meios apropriados de transporte e movimentação de cargas deve ser uma das medidas de controle a serem priorizadas.

Quais são as especificações da NR17?

Para saber como prevenir doenças e acidentes em trabalhos com transporte manual, é importante seguir a Norma Regulamentadora 17 (NR17). Essa regulamentação trata sobre a saúde ocupacional do trabalhador e é conhecida como norma da ergonomia, que pode ser aplicada em qualquer local de trabalho.

Imagine uma empresa com um almoxarifado em que o departamento na qual possui trabalhadores responsáveis pelo transporte de cargas pela empresa. Ou um trabalhador que cuida da parte de manusear pacotes de materiais impressos como contratos, etc.

Neste caso, a empresa será responsável por averiguar e tratar das questões ergonômicas, compreender o profissional que realiza essa atividade, e fornecer equipamentos de transporte diminuindo os impactos na saúde desse trabalhador.

Com relação às questões ergonômicas, cabe à empresa conter especificações sobre móveis, equipamentos, assim como a prática da atividade laboral e quais seriam os riscos à saúde que o trabalhador é submetido ao desempenhar determinada função.

Continue a leitura e saiba como começar a se prevenir de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Segurança no trabalho com a Dauar Medtra

Aprender a como prevenir doenças e acidentes em trabalhos com transporte manual é simples. Basicamente com estudo e engajamento da liderança para movimentar o que for preciso para garantir a segurança de todos, já facilita o processo de prevenção.

Mas você não precisa fazer isso sozinho(a)!

A Dauar Medtra pode te auxiliar em várias etapas na prevenção de acidentes e doenças de seus funcionários durante o trabalho. Sendo assim, temos bons motivos para você contar com a gente em cada momento desse processo:

  • Redução de custos provenientes de afastamentos por acidentes ou doenças;
  • Incentiva a produtividade através do sentimento de integração entre equipes;
  • Fomenta a qualidade do serviço entregue;
  • Evita problemas com a fiscalização;
  • Entre outros.

Se ainda tiver dúvidas de como realizar esse tipo de prevenção na sua empresa, fale com um dos especialistas da Dauar MedTra.

QUERO SEGURANÇA PARA A MINHA EMPRESA