Todo ambiente de trabalho deve ser seguro e saudável para os colaboradores e as empresas devem se responsabilizar para que essa seja uma realidade. Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos precisa estar atento a todos os fatores que envolvem a construção de um espaço harmônico e agradável para os funcionários.
Essa atitude é muito importante não só para garantir o bem-estar de todos os que trabalham no local, mas também para o sucesso do empreendimento. Afinal, pessoas satisfeitas e bem cuidadas produzem mais, dedicam-se com mais vigor e têm menos problemas relacionados à saúde e, consequentemente, a afastamentos pela falta dela.
Neste artigo, vamos dar dicas sobre o que fazer para que o ambiente de trabalho seja marcado pela saúde e segurança. Continue a leitura!
1. Invista em mobiliários apropriados
Um dos primeiros passos é olhar ao próprio redor. Quais móveis são utilizados na empresa? As pessoas conseguem manter uma postura correta ao usá-los? São adequados e confortáveis?
É fundamental que o mobiliário seja apropriado à curvatura, à altura, entre outras características dos colaboradores. Isso ajuda a evitar doenças físicas e até mesmo mentais, fazendo com que os funcionários se sintam mais confortáveis para trabalhar.
2. Promova pausas em atividades repetitivas
Muitas ações dentro da empresa podem ser cansativas. Por isso é importante promover pequenos intervalos para que as pessoas consigam descansar e até mesmo recuperar a produtividade.
Aquele pensamento antigo de ter que aproveitar cada minuto já não vale mais. Em diversas situações, as pausas fazem com que os colaboradores fiquem mais dispostos e consigam atuar com mais dinamismo quando regressam às atividades.
3. Garanta uma temperatura agradável
Ambiente muito quente? Frio demais? Ambas as situações podem impactar no conforto dos colaboradores e, consequentemente, prejudicá-los em suas tarefas diárias. Por outro lado, um ambiente de trabalho bem equilibrado em relação à temperatura gera muito mais bem-estar e conforto aos colaboradores.
A orientação geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, é de que a temperatura do ar-condicionado esteja entre 23ºC e 26ºC. Se for possível, também vale investir em espaços bem ventilados e com circulação de ar.
4. Realize treinamentos
A empresa tem, sim, um papel fundamental na construção de um espaço adequado ao trabalho das pessoas. No entanto, é importante que cada funcionário faça sua parte.
Os gestores e líderes devem promover treinamentos para orientar acerca da postura que se precisa manter durante as atividades do dia a dia. Além disso, é necessário ensinar como os colaboradores podem agir para evitar acidentes e se prevenir de outras situações adversas.
5. Fiscalize o uso de equipamentos de proteção
Além de promover treinamentos, a empresa deve prezar pelo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários de acordo com o seu segmento. Não basta apenas oferecê-los — é muito importante se certificar de que eles realmente estão sendo utilizados.
Essa ação, aparentemente simples, ajuda a prevenir acidentes graves e até a morte. Portanto, é essencial jamais negligenciar esse tipo de cuidado.
Um ambiente de trabalho saudável e seguro é fundamental para que toda empresa tenha bons frutos. Um espaço agradável impacta diretamente nas atividades cotidianas dos colaboradores, otimizando o desempenho deles e tornando-os mais produtivos e felizes em suas funções.
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