Nossos Blog

Prevenção de Acidentes de Trabalho

A prevenção de acidentes de trabalho está na preservação da saúde e integridade física dos funcionários.

Uma empresa que preza pela segurança do trabalhador, corre muito menos riscos de penalizações por eventuais acidentes que possam acontecer.

Ou seja, o intuito da prevenção de acidentes de trabalho é impedir a ocorrência de acidentes e incidentes que possam colocar em risco a saúde do trabalhador.

A consciência coletiva é fundamental para que todos sigam as regras de prevenção. Tanto por parte da equipe diretiva, quanto pela equipe de funcionários.

Dessa forma, a prevenção de acidentes proporciona o aumento da eficiência de produção da sua equipe, consequentemente melhora a qualidade dos seus produtos ou serviços que sua empresa oferece no mercado.

 

A Importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segundo relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 5 mil funcionários morrem todos os dias em função de acidentes no serviço.

No Brasil, o número de acidentes no ambiente de trabalho chega a 300 mil por ano.

Isso mostra que, mais do que nunca, é fundamental colocar em pauta a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

É fundamental que a sua empresa faça palestras, workshops, e ofereça equipamentos de EPI adequados para a prática dos serviços, para diminuir o risco de acidentes que os trabalhadores enfrentam diariamente.

 

Motivos para investir em prevenção de acidentes

Investir em prevenção de acidentes de trabalho traz benefícios para os funcionários, e também para as empresas. Se preocupar com a saúde e bem-estar da sua equipe de colaboradores, reflete em uma boa saúde financeira.

Isso fica evidente, principalmente ao analisar os custos envolvidos em um acidente de trabalho, como por exemplo: Indenização, transporte do funcionário acidentado, afastamentos, contrato de mão de obra temporária, gastos com materiais danificados, entre outros.

Esses custos podem ser evitados ao investir em medidas de prevenção de acidentes de trabalho. 

Através da organização com as medidas de prevenção, a produção aumenta, gerando satisfação da equipe e maior lucro para a empresa.

 

Como prevenir acidentes de trabalho?

Para prevenir possíveis acidentes, é importante a elaboração de um planejamento efetivo na execução das medidas de prevenção.

Essas medidas dependem diretamente do tipo de atividade exercida na empresa, do ambiente de trabalho, e também, das tecnologias empregadas no processo industrial.

É essencial que os funcionários cumpram as normas e utilizem equipamento de proteção individual em suas atividades, principalmente se forem relacionadas ao ramo industrial e de máquinas.

 

Conte com os profissionais da Dauar Medtra

A Dauar Medtra tem profissionais conceituados e especializados em Prevenção de Acidente de Trabalho.

Conte conosco para te auxiliar em todo processo de prevenção de acidentes, garantindo que a sua empresa atue de acordo com as normas vigentes.

Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 97267-8642

Fale conosco