Nossos Blog

NR-38: Diretrizes para Limpeza Urbana

As atividades de limpeza urbana desempenham um papel crucial na manutenção da saúde pública e na preservação do meio ambiente. Para assegurar a realização dessas tarefas de maneira eficaz e segura, a Dauar Medtra apresenta as diretrizes para limpeza urbana estabelecidas pela Norma Regulamentadora 38 (NR-38).

Esse conjunto normativo visa orientar e regulamentar as práticas de limpeza urbana, priorizando a segurança e a eficiência.

 

A importância da NR-38

Segurança em Primeiro Lugar:

A NR-38 coloca a segurança como a principal prioridade em todas as etapas das atividades de limpeza urbana.

Isso é um pilar fundamental pois significa um compromisso com a proteção dos seus colaboradores e dos ambientes de trabalho.

 

Equipamentos Adequados:

A NR38 destaca a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e maquinário adequado.

É essencial a realização do treinamento anuais para o uso adequado dos equipamentos e maquinários, conhecimento de primeiros socorros e principalmente a identificação de riscos ambientais. 

 

Procedimentos e Treinamentos:

Treinamentos Específicos:

Reconhecendo a complexidade das atividades de limpeza urbana, a NR-38 recomenda a realização de treinamentos específicos para os colaboradores.

É essencial que a empresa promova uma cultura de aprendizado contínuo para garantir que sua equipe esteja capacitada para realizar as tarefas de maneira segura e eficiente.

 

Procedimentos Padronizados

A NR38 estabelece a necessidade de procedimentos padronizados para cada atividade.

É fundamental a adoção de diretrizes operacionais consistentes, garantindo a uniformidade e a segurança em todas as suas operações de limpeza urbana.

 

 

Responsabilidade Ambiental:

Descarte Sustentável:

A NR-38 aborda a gestão responsável dos resíduos, promovendo o descarte adequado.

A partir da implementação de práticas de descarte sustentável,é possível contribuir para a preservação ambiental e cumprir papel na construção de um futuro mais sustentável.

 

Conscientização Ambiental:

Alinhados aos princípios da NR-38, programas de conscientização ambiental para os colaboradores da sua empresa podem ser ferramentas de conscientização que devem ser parte integrante desse processo.

Iniciativas como estas criam equipes mais conscientes e comprometidas com práticas sustentáveis, refletindo diretamente na abordagem responsável durante as operações de limpeza urbana.

 

Conte com a Dauar Medtra

A Dauar Medtra reforça o seu compromisso com a segurança, qualidade e responsabilidade ambiental, de forma a contribuir ativamente para a promoção de ambientes urbanos mais seguros, limpos e sustentáveis.

Conte conosco para elevar os padrões de segurança e sustentabilidade da sua empresa.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e comece 2024 com a melhor assessoria da NR-38.

Fale conosco