Nossos Blog

Gestão ocupacional nas empresas: os desafios para 2021

gestão ocupacional nas empresas

O próximo ano vem como uma grande missão para a gestão ocupacional nas empresas. Depois de um ano intenso e conturbado como foi 2020, a habilidade de reinventar os modelos de trabalho tornou-se indispensável no cotidiano organizacional. Mas afinal, quais os desafios que os profissionais de gestão ocupacional enfrentarão em 2021?

Gestão ocupacional nas empresas: os desafios para o próximo ano.


  1. Uma gestão mais humana

Foi-se o tempo em que os funcionários precisavam desempenhar milhões de papéis, apresentar resiliência inabalável e trabalhar como verdadeiras máquinas. Empresas que ainda agem dessa forma enfrentam no seu dia a dia o pior dos cenários: colaboradores frequentemente doentes, inúmeros pedidos de demissão e baixíssima produtividade.

Se há uma verdade absoluta, é esta: todas as empresas são feitas de pessoas. Logo, sem uma gestão humana, é impossível construir um ambiente frutífero e prazeroso de trabalho. Sendo assim, um dos grandes desafios que a gestão ocupacional nas empresas irá enfrentar é este: enxergar a todos com olhos humanos para cultivar um organismo corporativo saudável e eficiente. 


  1. Benefícios além do padrão

O ano de 2020 veio para confirmar um ponto extremamente necessário, porém ainda negligenciado por muitos: saúde não é brincadeira. Entretanto, em uma realidade onde 44,8 milhões de famílias vivem com até 2 salários mínimos, fica fácil entender por que estar em dia com os exames de rotina é tão difícil. 

Quem não pode arcar com os custos de um plano de saúde ou odontológico, por exemplo, conta com a sorte ou espera algum sintoma surgir para contar com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo que deixar de lado o melhor tratamento que existe: a prevenção.

Mas qual o papel das empresas na missão individual de cuidar da própria integridade física? Oferecer benefícios reais que complementam a remuneração mensal é um ótimo começo. E isso pode ir além do plano de saúde e odontológico privado: oferecer ferramentas de trabalho como notebooks e smartphones, custear parte da adaptação do mobiliário em ocupações de formato home office e auxiliar nos estudos para profissionalização são alguns dos benefícios mais desejados para atrair e reter os colaboradores. 

Com preocupações e gastos a menos, fica mais viável cuidar da saúde física e, claro, da saúde mental também.


  1. Considere o home office e horários mais flexíveis

Com o desencadear da pandemia do covid-19, empresas do mundo todo encontraram-se obrigadas a encarar um novo desafio: a jornada home office. Ao longo desse período, centenas de milhares de pessoas descobriram que trabalham muito melhor quando estão em casa – outras nem tanto. Se as empresas buscam resultados satisfatórios, precisam de funcionários satisfeitos. Com isso, vale analisar quais membros do time desempenham melhor em home office e quais preferem trabalhar presencialmente. Além disso, estudar a possibilidade de oferecer horários mais flexíveis pode ser uma ótima estratégia para extrair o melhor de cada profissional.


  1. Saúde mental é a base de tudo

E por falar em saúde mental, é de suma importância que a gestão ocupacional nas empresas leve esse fator tão relevante a sério como leva os resultados ao fim de cada mês. Como uma empresa pode cuidar do bem-estar psicológico de seus colaboradores? São inúmeras as atitudes que podem ser cultivadas no dia a dia corporativo, mas duas delas devem ser tidas como premissa básica para uma boa gestão ocupacional:

  • Administração e distribuição de tarefas – Um forte agravante da estafa mental é, sem dúvidas, estar incumbido de mais tarefas do que se pode aguentar. Empresas que buscam manter o quadro de funcionários sempre reduzido visando a economia na folha de pagamento costuma distribuir muitas funções entre poucas pessoas. O resultado? Hora extra, pessoas trabalhando aos finais de semana, impossibilidade de sair de férias e, lógico, saúde mental degradada. Neste caso, a gestão ocupacional, junto ao RH, precisa avaliar o que é necessário para que cada um da equipe tenha uma rotina saudável e, consequentemente, mais produtiva. 
  • Apoio psicológico profissional – Contar com um terapeuta organizacional no ambiente de trabalho é uma excelente forma de demonstrar cuidado com a equipe que a empresa gerencia. Fazer com que as pessoas se sintam ouvidas e acolhidas é fundamental para manter a saúde mental de todos em dia. 

  1. Normalizar o acompanhamento médico é preciso

A hora de adaptar-se à nova realidade é agora. Nesse novo normal, contrário está quem não se cuida – e também quem não cuida das pessoas ao seu redor. A gestão ocupacional humana e eficiente é aquela que promove e incentiva as idas ao médico, os exames de rotina frequentes, a prática de exercícios dentro e fora do ambiente de trabalho e uma alimentação mais balanceada. Prevenção, como falamos antes, é o melhor tratamento disponível.

A Dauar Medtra conta com as ferramentas certas para auxiliar sua empresa na gestão da saúde ocupacional de seus funcionários. Conte conosco.  

Gostou deste artigo? Então acompanhe-nos também no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.