Nossos Blog

Conheça ferramentas e estratégias de melhoria organizacional

Todo gestor precisa saber como melhorar o ambiente de trabalho. Uma vez que um local agradável e que proporciona bem-estar aos colaboradores promove mais produtividade, ânimo e criatividade, elementos essenciais para o sucesso do seu negócio.

 

Para que isso seja feito, conhecer as melhores estratégias e utilizar as ferramentas certas são fundamentais  para promover qualidade às rotinas de trabalho. Neste artigo apresentamos  6 estratégias que podem ser úteis para a construção de um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo. Continue lendo!

O que é clima organizacional e qual é a sua relevância

Trata-se de uma percepção coletiva que os colaboradores possuem da empresa. Contudo reflete como as pessoas interagem entre elas, com os clientes, além do grau de satisfação de acordo com o contexto que as cercam.

 

É possível identificar o clima organizacional por meio da conduta interna, pelos valores que a empresa passa aos colaboradores e clientes, pelas condições de trabalho, entre outros elementos.

 

Um ponto importante é que o clima impacta diretamente a produtividade da sua empresa. Ou seja, quando ele é ruim contribui com a diminuição da taxa de retenção e o aumento no absenteísmo, prejudicando o relacionamento entre a gestão e a equipe.

 

Por isso, a organização pode elaborar estratégias eficazes para entender melhor como melhorar o ambiente de trabalho. Portanto, a gestão e o setor de Recursos Humanos são peças fundamentais para a manutenção do bom convívio corporativo, uma vez que são eles quem possuem a autoridade para realizar mudanças.

 

Sendo assim, fique atento e busque os pontos que podem ser melhorados, tanto individualmente quanto coletivamente. Feito isso, você e sua equipe estão prontos para conhecer as seis estratégias a seguir.

Conheça 6 estratégias para melhorar o ambiente de trabalho

Algumas atitudes dos gestores da empresa podem contribuir para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e produtivo.Pensando nisso, listamos 6 estratégias para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa. Confira nossas dicas.

  • Invista na comunicação interna da sua empresa

A comunicação é um elemento básico e fundamental para qualquer negócio. Ela garante que os processos sejam realizados corretamente e que as pessoas sigam a mesma direção. Porém, sem diálogo, o número de erros, problemas e conflitos pode crescer, prejudicando o ambiente de trabalho.

 

A conscientização é a chave para uma boa comunicação interna. Portanto, todos precisam entender que esse é um assunto importante e que deve ser levado a sério. Sendo assim, cabe a gestão dar o primeiro passo para incentivar os demais.

 

Além disso, é importante investir em canais que facilitem essa comunicação, como murais de recado, redes sociais e aplicativos. A quantidade e o formato você pode escolher de acordo com a necessidade da empresa, não há certo nem errado.

  • Crie um time para gestão de conflitos

Gerenciar pessoas é fundamental na construção de um bom clima organizacional na sua empresa. Neste caso, é preciso direcionar as práticas de trabalho considerando o perfil de cada profissional, as habilidades e dificuldades na execução de cada atividade.

 

Sendo assim, crie um time de gestão em conflitos para buscar soluções e evitar desentendimentos.

  • Busque o feedback dos seus colaboradores

Assim como aprimorar a comunicação interna é relevante para o clima organizacional, ouvir os colaboradores é essencial para a construção de um ambiente agradável e respeitoso. Colete dados para entender como cada um enxerga a empresa através de pesquisas, entrevistas entre outros métodos.

 

Com o intuito de conhecer características do clima da organização e definir aspectos a serem trabalhados pelo RH, é possível utilizar reuniões, caixas de sugestão e outras ferramentas de feedback para entender os desejos dos profissionais.

  • Construa um plano de carreira

Oferecer um plano de carreira aos colaboradores também é uma estratégia interessante. Se para o profissional proporciona segurança e estabilidade, possibilitando uma visão de futuro e crescimento na empresa, para a empresa é a garantia de engajamento e continuidade de bons profissionais.

 

Então, invista em novos cargos e salários valorizando os talentos e criando vantagens de acordo com metas e tempo de casa, por exemplo.

  • Utilize ações de endomarketing

 O endomarketing é uma técnica de criar marketing voltada para o colaborador. Basicamente, é a imagem que a empresa vende para o seu público interno. Dessa forma, as áreas de comunicação e RH podem trabalhar juntas para criar maneiras de estimular a participação de cada profissional nos assuntos da empresa.

 

Essa estratégia não exige muito investimento, basta criatividade e comprometimento dos envolvidos para as iniciativas funcionarem trazendo melhorias no ambiente de trabalho.

  • Proporcione a capacitação profissional

 

Outra dica importante é o investimento em campanhas de treinamento e desenvolvimento dos profissionais. A ideia é que eles possam desenvolver novas competências e acompanhar as tendências do mercado. Isso, além de beneficiar o negócio, gera motivação e encantamento de ambas as partes.

 

Agora que você já conhece novas estratégias de como melhorar o ambiente de trabalho, também entende a relevância que elas proporcionam para o sucesso da empresa e seus profissionais. Todas essas estratégias podem ser utilizadas na sua empresa, por isso comece com a que considerar mais útil aos colaboradores.

 

Se tiver recursos suficientes, invista em mais de uma estratégia. Caso não seja possível, você pode investir numa ferramenta que prepare melhor seus profissionais de maneira acessível. A seguir, temos mais detalhes.

A ferramenta certa para o seu negócio

 

Como vimos anteriormente, treinar e capacitar seus colaboradores é uma das formas de como melhorar o ambiente de trabalho.Engajar pessoas para melhorar o clima organizacional da empresa é, sem dúvidas, uma maneira de alcançar o sucesso com quem executa muito bem as tarefas: a sua equipe.

 

Valorize seus talentos e invista na ferramenta certa para o seu negócio. Com Dauar MedTra é possível preparar o seu time para as tendências do mercado, mas acima de tudo, para que possam desfrutar da boa convivência internamente.

 

Fale com um dos especialistas da Dauar MedTra e fique por dentro de tudo o que ocorre no mundo corporativo. Solicite um treinamento para a sua equipe e fale conosco.

 

TREINAMENTO:CLIMA ORGANIZACIONAL DA MINHA EMPRESA



Posts recentes