Nossos Blog

Como a educação financeira pode contribuir para melhoria das organizações

A educação financeira é capaz de trazer melhorias tanto no âmbito pessoal quanto no organizacional. Pensando nisso, você, empreendedor, empresário e líder, deve se educar e buscar educar seus colaboradores quanto a essa soft skill.

Quem busca ter tranquilidade em relação às finanças e valorizar, de fato, seu trabalho e esforços, deve buscar aprender sobre a educação financeira e colocar esse novo conhecimento em prática, tanto em sua vida pessoal quanto no âmbito empresarial.

É importante que, além da iniciativa pessoal de cada um, gestores e líderes no geral influenciem suas equipes e as ensinem sobre o assunto. Desta forma, o colaborador se sentirá mais valorizado, terá mais controle sobre suas finanças domésticas e, ainda, mais disposição e comprometimento com o trabalho.

Neste artigo, buscamos explicar o que é a educação financeira e como ela pode beneficiar as organizações que fazem seu uso.

O que é Educação Financeira?

Muito além do que se pensa, ter educação financeira é mais do que economizar o máximo possível para algum objetivo futuro.

O conceito nos ensina a tomar decisões conscientes sobre o uso do dinheiro, como usá-lo de forma estratégica, entender os impactos do dinheiro e seu uso no presente e futuro, dentre outros.

Para resumir, podemos dizer que, por meio da educação financeira, as pessoas passam a entender como se relacionam com seu dinheiro e também a entender as informações acerca dele – o quanto ganham, o quanto gastam, como gastar e como investir.

O objetivo de desenvolver a educação financeira é aumentar a consciência sobre as decisões relacionadas às finanças e transformar o dinheiro em um meio para alcançar os objetivos desejados – mas não o único, claro. Desenvolver habilidades como disciplina e hábitos como o de leitura, por exemplo, podem ser de grande importância ao se buscar uma meta.

Mas, voltando à educação financeira, não podemos deixar de frisar que, dentre os brasileiros, ela não é um hábito, o que nos leva, muitas vezes, a fazer dívidas enormes, nunca ter alguma economia ou reserva de emergência.

Portanto, é necessário que a educação e organização financeira seja desenvolvida e praticada, em todas as fases e campos da vida.

Importância da Educação Financeira nas empresas

Até pouco tempo atrás, assuntos relacionados a finanças e dinheiro no geral eram bem pouco abordados até mesmo em casa, quem dirá então dentro das organizações.

Por sorte, o cenário tem mudado. As empresas têm buscado tratar com seus colaboradores sobre o uso de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, como e onde investir, além de buscar educar esses colaboradores de forma que eles aprendam a ter e mantenham uma boa organização financeira.

Esse hábito pode trazer boas vantagens para as empresas, que agora procuram oferecer uma gestão mais humana, por assim dizer e, já na seleção de novos talentos, busca por aqueles que tenham alguma inteligência emocional, bom controle financeiro pessoal e predisposição a se aprimorar – o que chamamos de soft skills.

Entretanto, por vezes, o colaborador não tem domínio sobre todas essas áreas e, para obter os benefícios de uma equipe financeiramente responsável, é preciso investir nessa educação.

Oferecer treinamentos, palestras, indicar livros sobre o assunto, falar mais abertamente e estimular os funcionários a desenvolver esse hábito os tornará mais seguros e tranquilos, o que corrobora em um melhor desempenho profissional e maior retenção de talentos na sua empresa.

Além disso, profissionais com conhecimento sobre o assunto visualizam melhor a situação na qual a empresa se encontra, têm maior facilidade em adaptar suas ações e processos para atingir os objetivos definidos e, ainda, entendem como uma melhora no desempenho ou esforços podem ser recompensados pela organização.

Dicas para desenvolver Educação Financeira

É provável que, mesmo sabendo da importância da educação financeira para você e seus colaboradores, dar o primeiro passo ainda pareça um tanto difícil.

Para desenvolver essa habilidade, assim como qualquer outra necessária na vida pessoal ou profissional, é preciso levar o aprendizado a sério e ter certa disciplina.

Abaixo, citamos algumas dicas simples para serem aplicadas em sua organização sobre educação financeira. Veja:

  • Discutir e estimular os profissionais a se informarem sobre o assunto os fará pensar mais em suas vidas financeiras e terem mais interesse no assunto;
  • Usar um tom mais leve e íntimo, abordando a necessidade do controle financeiro para alcançarem suas metas pessoais e profissionais;
  • Saber que tipo de profissionais a empresa possui, adaptando a abordagem a cada caso. Profissionais de alto escalão talvez não precisem tanto dessa orientação, enquanto os de nível hierárquico mais baixo podem se beneficiar muito dessa educação. Usar a linguagem correta para cada caso é de grande ajuda.
  • Estimular os colaboradores a começar a criar esse hábito o quanto antes e disponibilizar meios como planilhas de organização;
  • Oferecer estímulos como bônus, plano de carreira ou participação nos lucros para o profissional que se dedicar a desenvolver a educação financeira e obter resultados de alta performance em sua área;

Oferecer estímulos e meios para a equipe da sua organização desenvolver a habilidade de educação financeira lhe trará grandes benefícios, como pode-se perceber no decorrer do texto.

Saber como gerir as finanças é um diferencial competitivo e que traz muito mais segurança e tranquilidade para as pessoas e organizações. Vale muito a pena investir no aprendizado e tornar esse controle um hábito. Você, seus colaboradores e sua empresa só têm a ganhar.

Posts recentes