O papel do departamento de Recursos Humanos, atualmente, vai além do recrutamento, demissões e orientação de profissionais que atuarão em uma empresa. Entenda a relação entre o RH e Segurança no Trabalho.
Com a crescente preocupação com a saúde e segurança no trabalho, o RH passou a ter funções ainda mais importantes e a atuar em diversas áreas dentro de uma empresa.
Isso se deve ao fato de que o RH é um setor próximo da gestão e do conjunto de colaboradores e, desta forma, pode garantir o cumprimento das normas de segurança, estimular a prevenção e facilitar o diagnóstico de possíveis problemas desta área.
Quer entender melhor a relação entre o RH e a segurança no trabalho?
Então continue a leitura e confira, neste artigo, qual o papel do Recursos Humanos nas ações de saúde e segurança no trabalho. Vamos lá?
Papel do RH na Segurança no Trabalho
O setor de RH tem uma visão ampla do quadro de funcionários e da getsão, tendo um contato direto com os profissionais de ambas as áreas.
E, por ter essa proximidade com os profissionais dos níveis hierárquicos baixo e alto, o Recursos Humanos se torna uma peça fundamental e estratégica nas ações de segurança e saúde no trabalho.
Com isso, o RH se torna responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação, fazendo uma ponte entre os demais departamentos.
Além disso, fica responsável também pelo mapeamento de riscos, prevenção de acidentes, organizar o cronograma de exames periódicos, promover campanhas de esclarecimento sobre vacinação, EPI e afins, cuidar da manutenção e uso de EPI e EPC, estimular a prática de exercícios físicos, boa alimentação, pausas durante o trabalho, dentre outras ações.
Mas por que isso é importante?
Simples: uma empresa que cuida e estimula o cuidado com a saúde em seus funcionários têm não só indivíduos mais saudáveis e dispostos, mas uma equipe mais motivada, produtiva e engajada.
Ou seja, quando o RH se une à segurança e saúde no trabalho, salientando a importância da prevenção de acidentes, dos cuidados com a saúde pessoal e coletiva e demais projetos, mostra que a empresa se importa com os colaboradores.
E, assim, é gerado no colaborador um sentimento de pertencimento, importância e maior identificação com a cultura organizacional, que o motiva a dar o melhor de si no trabalho e em prol dos melhores resultados – seus e da empresa.
Para ficar claro, é papel do RH na segurança no trabalho os seguintes pontos:
– Implantar uma cultura de prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, oferecendo aos profissionais formação e treinamentos sobre riscos ocupacionais, bem como adotando medidas de fiscalização e supervisão;
– Usar as ferramentas corretas e necessárias, tais como a tecnologia e medições de agentes nocivos, para perceber fatores de risco e identificar os fatores preventivos, criando oportunidades de difundir o conhecimento e prevenção.
Cuidar de seus colaboradores já deixou, há muito tempo, de ser uma opção ou um “agrado”.
Prezar pela qualidade de vida e bem-estar desses profissionais, em especial no ambiente de trabalhp é, hoje, um verdadeiro diferecnial competitivo para as empresas que buscam atrair os melhores talentos e reter profissionais qualificados.
E, para isso, é importante integrar o RH com as ações de saúde e segurança no trabalho, como pudemos perceber no decorrer deste texto.
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