Nossos Blog

A importância da saúde alimentar no ambiente de trabalho

saude alimentar no trabalho

A importância da saúde alimentar no ambiente de trabalho (e também em casa) deve ser abordada, incentivada e implementada no dia a dia de todos. Há uma citação de Hipócrates, médico grego considerado o pai da Medicina, que transmite uma verdade inquestionável ao longo dos séculos: “Que o seu alimento seja o seu remédio, e que o seu remédio seja o seu alimento.” O que isso significa, exatamente? Qual o papel da comida na qualidade de vida dos seres humanos? Como levar essa realidade ao ambiente empresarial?

A importância da saúde alimentar no ambiente de trabalho

A relação com os alimentos pode prevenir diversas doenças, assim como também pode provocá-las. Saber como manter uma alimentação saudável no cotidiano organizacional é imprescindível, já que o trabalhador passa, em média, oito horas diárias cumprindo suas funções. 

Mas afinal, por que cuidar com o que ingerimos ao longo do dia? Bom, para início de conversa, a alimentação é um dos cinco pilares fundamentais para uma vida saudável por completo. 

5 pilares da vida saudável:

  1. Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  2. Praticar atividades físicas;
  3. Buscar o equilíbrio mental;
  4. Dormir bem;
  5. Cultivar relações sociais.

E engana-se quem acredita que basta estar em dia com apenas um ou dois pilares da lista. Ser uma pessoa verdadeiramente saudável não é ser alguém sem doenças ou enfermidades. Segundo definição estabelecida em 1946 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, quem almeja ser saudável precisa buscar equilíbrio em todas as áreas cruciais da vida. 

O que é considerada uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável, ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com uma dieta restritiva e sem graça. Saúde alimentar tem a ver com consumir todos os nutrientes que o corpo humano precisa, ingerir o número de calorias ideal para um bom funcionamento do corpo e, claro, cuidar com a qualidade e a origem do alimento que chega à mesa. Para obter todos os nutrientes e minerais que o organismo pede, é preciso montar pratos bastante balanceados e coloridos. 

Como equilibrar a alimentação?

  • Inclua frutas – Coma pelo menos 2 frutas diferentes por dia. Caso possua diabetes, consulte o seu médico para obter as orientações ideais para o seu caso.
  • Legumes e verduras – É importante incluir legumes e verduras no almoço e no jantar, lembrando que quanto mais colorido for o prato, mais nutritivo ele será.
  • Beba água – Para saber a quantidade diária ideal de água para você, basta multiplicar o seu peso por 35. 
  • Prefira os integrais – Pães e outros alimentos integrais fornecem mais fibras, vitaminas e cereais.
  • Gorduras boas – O corpo humano necessita de gorduras boas, como as contidas no azeite de oliva, nas oleaginosas e no abacate.
  • Coma cereais ou tubérculos – Não se esqueça de incluir cereais como arroz ou tubérculos como batata e mandioca.

O que evitar no dia a dia

  • Exagerar no consumo de sal – O excesso de sal na alimentação está atrelado ao aumento da pressão arterial, que pode provocar doenças cardiovasculares;
  • Abusar do açúcar refinado – Uma alimentação rica em açúcar pode acarretar em diabetes, obesidade e outras doenças;
  • Pratos ricos em carboidratos – Pratos sem variedade dificilmente fornecerão todos os nutrientes que o corpo humano precisa. Além disso, o excesso de carboidratos está ligado ao ganho de peso; 
  • Pular refeições – Pular refeições pode ser um gatilho para compulsão alimentar, fazendo que o indivíduo coma rápida e exageradamente.
  • Industrializados – Aqui, a recomendação é simples: descasque mais, desembale menos.

Alimentação e trabalho: tudo a ver

Se alimentar bem é sinônimo de ter um corpo em perfeito equilíbrio. Uma alimentação rica em açúcar e carboidratos está diretamente relacionada a picos e quedas bruscas de glicemia, falta de concentração, baixa energia e dificuldade de manter o foco. Por isso, promover a saúde alimentar no ambiente de trabalho é, também, cuidar da produtividade e dos resultados de sua equipe.

Como as empresas podem promover saúde alimentar no ambiente ocupacional?

  • Se a sua empresa possui refeitórios e fornece alimentos, conte com uma nutricionista para elaborar o cardápio das refeições;
  • Incentive a realização de consultas médicas periódicas e exames de rotina para um acompanhamento da saúde dos colaboradores;
  • Se possível, forneça frutas diariamente;
  • Faça dinâmicas que lembrem a equipe do consumo de água.

Conte com a Dauar Medtra

A Dauar Medtra atua na prestação de serviços em Medicina e Segurança do trabalho desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.

Gostou? Acompanhe-nos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Posts recentes