Nossos Blog

Conheça os protocolos de tratamento de casos de Covid nas empresas

Conheça os protocolos de tratamento de casos de Covid nas empresas

A pandemia do coronavírus, com o tempo, tem afetado cada vez mais o mundo dos negócios. Com isso, é comum para alguns gestores ter dúvidas de como proceder no tratamento de casos de Covid nas empresas.

 

Se você está nessa lista de pessoas que não sabem os protocolos contra a covid na sua empresa, então precisa ler as nossas dicas neste artigo. Continue a leitura para saber as 7 medidas contra o Covid no ambiente de trabalho e entenda os impactos disso.

Os impactos da Covid nas empresas

Durante a pandemia, duas áreas da sociedade sofreram grandes impactos: saúde e economia. A primeira área está ligada diretamente à vida das pessoas que devem ser preservadas.

 

Já a segunda  está relacionada com o mundo dos negócios. Muitas empresas tiveram que se adaptar para não perder seus funcionários e, até mesmo, o próprio empreendimento. Confira os impactos  da Covid nas empresas de pequeno porte,, apontados na pesquisa feita pelo Sebrae, em 2020:

 

  • Cerca de 15 milhões de empresas notaram efeitos sobre o faturamento;
  • Dentre elas, 87,5% relataram queda e 2,4% um aumento;
  • Quase 37% conseguiram manter o quadro de funcionários, sem demissão;
  • 28% das empresas optaram por dar férias coletivas como uma das medidas para combater o coronavírus.

 

Vale lembrar que nem tudo está perdido. Agora, em 2022, com a retomada da economia, as empresas podem resgatar o lucro perdido (e os funcionários também) seguindo as medidas necessárias para continuar combatendo o coronavírus, sem fechar o seu negócio. Veja no próximo tópico, as 7 medidas que preparamos para a sua empresa.

7 medidas contra a Covid nas empresas

Você sabe o que fazer, em casos suspeitos ou confirmados de Covid nas empresas? Não precisa se desesperar nem demitir o funcionário. Basta seguir o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde. 

Pensando nisso, separamos 7 medidas para você aplicar na sua empresa e orientar a sua equipe para se prevenir contra a Covid. Veja abaixo:

 

1º medida

 Afaste imediatamente das atividades laborais presenciais, os trabalhadores em casos confirmados ou suspeitos, no período de 14 dias. 

 

Os casos suspeitos podem retornar antes desde que seja comprovado por exame laboratorial que não há contaminação por Covid e estejam assintomáticos por 72 horas;

 

2º medida

Orientar os trabalhadores afastados sobre a necessidade de isolamento na residência, mantendo a remuneração durante o período de afastamento;

 

3º medida

Estabelecer procedimentos para detectar casos suspeitos, incluindo:

 

  • Canais de comunicação para os trabalhadores informarem o aparecimento de sintomas compatíveis, assim como contato com casos confirmados e suspeitos.

 

  • Realizar triagem na entrada do estabelecimento, em todos os turnos do trabalho.Neste caso, pode ser utilizada medição de temperatura corporal por infravermelho ou equivalente.

 

4º medida

Levantar informações sobre os contatantes, as atividades, o local de trabalho e também as áreas em comum frequentadas por trabalhadores com casos suspeitos ou confirmados;

 

5º medida

Orientar os contatantes de casos suspeitos sobre o contato e a necessidade de contatar de forma imediata à empresa sobre possíveis sinais ou sintomas relacionado à Covid;

 

6º medida

Registrar as seguintes informações:

 

  • Trabalhadores por faixa etária;
  • Trabalhadores com condições clínicas de risco para desenvolver complicações relacionadas à quadros mais graves da Covid (não especificar a doença, devido ao sigilo);
  • Casos suspeitos e confirmados;
  • Trabalhadores contatantes afastados;
  • Adequar o ambiente de trabalho para prevenir a Covid com o uso de álcool em gel, máscaras, orientações sobre higiene das mãos.

 

7º medida

Encaminhar casos suspeitos para o ambulatório médico da empresa, se tiver, para avaliação e acompanhamento adequados. É preciso separar trabalhadores sintomáticos dos demais, no atendimento, fornecendo máscaras para todos no ambiente.

Além disso, vale ressaltar a importância da vacinação contra a Covid e a Gripe no ambiente de trabalho. Assim como, orientar sua equipe para lidar com todas as medidas citadas acima. Quer saber como? Veja a seguir.

Invista em Saúde Ocupacional

Neste artigo, abordamos sobre os impactos da Covid nas empresas e alguns dados relevantes sobre esse momento histórico. Além disso, você conheceu os protocolos de tratamento em casos confirmados ou suspeitos na sua organização.

 

Você deve ter percebido que trata-se de saúde ocupacional. Cuidar de quem trabalha na empresa também gera bons resultados. 

 

Sendo assim, nada melhor do que contar com a ajuda de profissionais para orientar a sua equipe sobre as medidas necessárias para combater o coronavírus, não é mesmo?

 

A Dauar MedTra está pronta para seguir todos os protocolos na sua empresa e dar-lhes todas as informações para que todos se previnam e trabalhem com segurança. Dessa forma, disponibilizamos acesso exclusivo ao Sistema Integrado de Segurança e Medicina do Trabalho, Sismed, que proporciona diversos recursos on-line, como:

 

  • Relatórios de controle e anuais de PCMSO;
  • Programação de vencimentos;
  • Encaminhamento para realização de exames
  • Entre outros recursos.

 

Entenda como funcionam os nossos serviços de Saúde Ocupacional e receba uma atendimento excelente e personalizado para você.

 

Fale com um de nossos especialistas.

 

SAÚDE OCUPACIONAL – COMBATE CONTRA COVID-19





Posts recentes


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0