Nossos Blog

Abril Verde: Juntos pela saúde e segurança no trabalho

Abril Verde saúde e segurança no trabalho

Uma empresa de sucesso e com resultados sustentáveis não é apenas aquela que melhor implementa ações em equipe ou que encerra o ano com todas as metas de lucros batidas. Esses são somente resultados de uma rede de atitudes muito mais básicas e individuais: o cuidado com cada um dos colaboradores e o zelo para com a equipe como um todo. Por isso nasceu o movimento Abril Verde, que incentiva a união em prol da saúde e segurança no trabalho.

 

Abril Verde: juntos pela saúde e segurança no trabalho

 

O Abril Verde é um movimento criado por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná com um nobre objetivo: expor para toda a sociedade as problemáticas da segurança e da saúde dos trabalhadores brasileiros e os benefícios de atuar de forma preventiva no ambiente ocupacional.

A campanha foi criada em 2014 e visa mobilizar empresas, entidades de classe, a população, associações, federações e órgãos do governo para advertir acerca dos obstáculos que os funcionários enfrentam no dia a dia profissional e dos riscos que os cercam no ambiente de trabalho.

 

Por que o mês de abril?

 

Abril possui dois momentos fundamentais para esta escolha. Primeiramente, no dia 7, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial da Saúde, que promove a saúde como bem-estar completo, não somente como ausência de uma enfermidade. Para a Organização, ser saudável é um conjunto que une corpo, mente e vida em sociedade. A data foi criada em 1948 e tem como missão estimular a busca por qualidade de vida em todos os níveis.

Já o dia 28 é conhecido como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi estabelecida através de iniciativas de sindicatos canadenses após um acidente em uma mina de carvão que tirou a vida de 78 trabalhadores em Virgínia, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu em 1969, mas apenas em maio de 2005 a data foi instaurada no Brasil através da promulgação da Lei No. 11.121, criando também aqui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Sendo assim, com duas datas tão importantes em um único mês, o movimento pela saúde e segurança no trabalho não poderia ser em outro momento.

 

Acidentes no trabalho em números

 

Dependendo da sua área de atuação, os acidentes de trabalho podem ser incomuns, raros ou até mesmo inexistentes. Entretanto, não é essa a realidade de milhões de brasileiros que exercem sua profissão dia após dia. Para ter uma ideia, no Brasil, a cada minuto que passa um trabalhador sofre um acidente de trabalho. Apenas em 2018 a Previdência Social registrou 576.951 acidentes sofridos por profissionais enquanto desempenhavam suas funções. Entretanto, esse número é apenas uma estimativa irreal, já que reflete apenas os incidentes sofridos por empregados registrados em regime CLT, com carteira assinada.

Segundo dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só em 2020 o Brasil possuía 24,5 milhões de trabalhadores autônomos. Sendo assim, considerando os trabalhadores informais e autônomos, estima-se 4 milhões de acidentes de trabalho por ano. Analisando esses números fica mais fácil entender a importância da Segurança do Trabalho e da campanha de conscientização Abril Verde.

 

O que é Segurança do Trabalho?

 

A Segurança do Trabalho é um conjunto de práticas que têm como objetivo proteger os colaboradores de uma organização de acidentes de trabalho ou possíveis riscos ocupacionais a que possam estar expostos no dia a dia ocupacional.

No Brasil, a Segurança do Trabalho não é meramente optativa – é uma exigência da lei, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e que penaliza severamente as empresas que não cumprem com suas obrigações ocupacionais.  Nela, somam-se 36 Normas Regulamentadoras, popularmente conhecidas como NRs.

 

Confira o que a lei diz sobre isso:

A Segurança do Trabalho foi implementada como legislação através da Portaria GM nº 3.214, de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho:

 

“O Ministro de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando

o disposto no art. 200, da consolidação das Leis do Trabalho, com redação dada pela Lei n.º

6.514, de 22 de dezembro de 1977, resolve:

 

Art. 1º Aprovar as Normas Regulamentadoras – NR – do Capítulo V, Título II, da

Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho”

 

Como implantar a Segurança do Trabalho em uma empresa?

 

Para alimentar a cultura de gestão ocupacional e seguir o que diz a lei, é preciso implementar algumas mudanças na empresa. Conheça algumas:

 

  • Disponibilizar treinamentos para os funcionários;
  • Analisar possíveis riscos com frequência;
  • Eliminar riscos identificados nas análises;
  • Garantir que os colaboradores cumpram as normas de segurança;
  • Oferecer EPIs apropriadas;
  • Incentivar o acompanhamento médico e psicológico regular;
  • Entre outras;

 

Conte com a Dauar Medtra

 

A Dauar Medtra atua na prestação de serviços em Medicina e Segurança do trabalho desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.

 

Gostou? Acompanhe-nos nos Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Posts recentes