Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Tradição

Tecnologia

Gestão
Técnico-Jurídica

Capacidade

Eficiência

Sobre a Dauar

A Dauar Medtra atua em consultoria a empresas em Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional desde 1994. Prezamos pela confiança e seriedade, buscando alinhar as melhores práticas de atendimento ao cumprimento de obrigações previstas na legislação.

Saúde Ocupacional

A Dauar Medtra se preocupa com a preservação da condição de trabalho dos funcionários, por isso, em nossas condutas médicas buscamos prevenir agravos que possam estar relacionados com atividades profissionais.  Disponibilizamos acesso exclusivo ao Sismed (Sistema Integrado de Segurança e Medicina do Trabalho) que conta com diversos recursos on-line, como relatórios de controle e anuais de PCMSO, programação de vencimentos e encaminhamento para realização de exames. Com essa dinâmica, facilitamos e agilizamos a administração das informações, tornando o serviço eficaz. A gestão de saúde ocupacional está baseada…

Segurança no Trabalho

Atualmente, condutas relacionadas à segurança do trabalho vêm ganhando destaque em função do envolvimento com vários segmentos da empresa, e podem promover benefícios indispensáveis para a relação com seus funcionários. Confira alguns motivos pelos quais é importante investir em segurança trabalhista:

  • Reduzir custos provenientes de afastamentos por acidentes ou doenças.
  • Promover metodologia que demonstra preocupação e cuidado com o funcionário.
  • Incentivar a produtividade através do sentimento…

Fique por dentro das notícias

Nossos Serviços

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto na NR-7 do Ministério do Trabalho, é um programa que tem por objetivo direcionar todas as ações no campo de saúde ocupacional, com o objetivo de preservar a integridade e saúde dos funcionários, contribuindo para minimizar a possibilidade de acidentes e doenças do trabalho, bem como afastamentos e redução de capacidade de trabalho.

PGR – Programa de Gerenciamento
de Riscos

O PGR é um programa que identifica os perigos e riscos associados às atividades desenvolvidas pela empresa. Esta etapa do trabalho é fundamental para não superestimar situações de risco e expor desnecessariamente as organizações. Neste documento estão previstas as formas de controle destas exposições (EPI, EPC, treinamentos, entre outras providências).

LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

O LTCAT, em conjunto com o PPP, direciona ao INSS o pagamento de alíquotas suplementares para o financiamento de aposentadorias especiais. Assim, quando elaborados da forma correta, podem contribuir para a redução de custos relacionados ao recolhimento de impostos (FAP – Fator Acidentário de Prevenção), o que flexibiliza a tributação do RAT (Riscos Ambientais do Trabalho).

EPI - Ferramenta on-line de controle e entrega

O fornecimento dos equipamentos de proteção individual tem sido um fator decisivo em processos trabalhistas nos quais é pleiteado o adicional de insalubridade. A manutenção adequada e a substituição periódica dos equipamentos podem auxiliar de forma decisiva nessa situação. Com a definição dos EPI necessários para a extração do PPRA, disponibilizamos uma ferramenta on-line que alerta sobre os períodos recomendados para a troca, além de gerar relatórios de controle e emitir o protocolo para que os funcionários assinem o documento.

Laudos de Insalubridade e Periculosidade

A legislação do Ministério do Trabalho define as atividades e operações que podem justificar adicionais de insalubridade e periculosidade. Realizamos um levantamento detalhado dos agentes utilizados, incluindo áreas de risco, medidas de controle implantadas, medições quantitativas de ruído e agentes químicos (quando necessários), para a definição de possíveis enquadramentos. Além de indicar providências para não caracterizações, as informações contidas nos laudos poderão servir de base para a defesa de eventuais processos.

CIPA - implantação e treinamento

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a identificação e o oferecimento de formas de controle de eventuais situações de risco encontradas em empresas. Este processo pode ocorrer tanto em nosso auditório quanto “in loco”, com a participação dos próprios funcionários da empresa, onde realizaremos o dimensionamento, a implantação e o treinamento da CIPA.

Perícias Trabalhistas

Em reclamações trabalhistas onde são pleiteados adicionais de insalubridade e periculosidade podemos atuar como assistentes técnicos, analisando a documentação que dará suporte para a defesa (PPRA, PCMSO, Laudos, EPI) e ainda, oferecendo o acompanhamento das perícias designadas para ocorrerem nas dependências das empresas indicadas pela Justiça. Em ações que pleiteiam danos associados à saúde (doenças do trabalho ou sequelas decorrentes de um acidente profissional), indicamos médicos do trabalho para realizar o acompanhamento, atuando como assistentes e fornecendo documentação de apoio (Prontuário Clínico Individual – PCI).

Análise Ergonômica

A melhoria das condições dos postos de trabalho estabelece relação direta com suas características ergonômicas. Numa avaliação que envolve mobiliário, carregamento de peso, monotonia e repetitividade, luminosidade, entre outros fatores (além de aspectos psicossociais relacionados ao trabalho), a análise ergonômica pode contribuir para um ambiente mais saudável e produtivo, além de prevenir o surgimento de doenças que podem estar associadas ao trabalho, como LER e DORT.

Inspeções de Vasos sob Pressão - Compressores

O uso de compressores está presente em grande parte dos segmentos empresariais, como postos de combustível e indústrias. Por trabalharem sob pressão, comprimindo fluidos para determinados fins, esses equipamentos podem representar um risco às atividades. Desta forma, é fundamental a avaliação periódica. A Clínica Dauar – Medtra conta com profissionais habilitados durante todo o processo, realizando a inspeção, aplicando testes, indicando manutenções e atualizando o livro de registro de vistorias para garantir um funcionamento pleno e seguro.

Laudo de Instalações Elétricas e SPDA (Pára-Raios)

A manutenção de condições seguras em instalações elétricas deve ser prioridade nas empresas, de modo a prevenir acidentes e evitar a recusa na concessão/renovação de seguros patrimoniais. Contamos com engenheiros eletricistas que farão uma avaliação da empresa, verificando carga instalada e eventuais sobrecargas, indicando cronograma de ações prioritárias e realizando a instalação ou verificação de para-raios, além de outros serviços. Nosso corpo técnico também está habilitado a confeccionar projetos técnicos e diagramas unifilares, previstos pela NR-10 – segurança em instalações elétricas.

AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Todos os estabelecimentos, por ocasião de construção, reforma, ampliação, regularização, mudança de ocupação e fiscalizações, precisam da aprovação do Corpo de Bombeiros realizada por meio do AVCB. Essa regularização pode evitar multas e interdições impostas por diversos órgãos públicos. Nós, da Clínica Dauar – Medtra possuímos um corpo técnico habilitado para cuidar deste processo, a fim de garantir a regularização adequada do estabelecimento e, principalmente, preservar a integridade de funcionários, clientes e visitantes da empresa.

Exames complementares

Exames complementares: Contamos com estrutura e profissionais para realização destes exames, em nossa sede, sendo estas análises parte integrante do PCMSO, utilizados como referência e controle de exposições ocupacionais à diversos agentes presentes no ambiente de trabalho.